20 janeiro 2021

Ex-policial condenado por matar sem-terra em São Gabriel é preso em Pelotas

Ex-policial foi condenado à 12 anos de prisão por morte de sem-terra em São Gabriel, em julgamento realizado em 2017 em Porto Alegre (foto TJ-RS/divulgação)

O ex-policial militar Alexandre Curto dos Santos, condenado em 2017 pela morte do sem-terra Elton Brum da Silva em 2009, durante desocupação da antiga Fazenda Southall, em São Gabriel, foi preso no começo da tarde de terça-feira (19) em Pelotas. Santos foi preso por volta do meio-dia, durante cumprimento do mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal do Fórum de São Gabriel, cumprido pela Polícia Civil de Pelotas no Bairro Três Vendas. Santos cumprirá pena no Presídio Militar de Porto Alegre. 

Ele foi a júri popular em setembro de 2017, julgamento este que foi realizado em Porto Alegre. Santos foi condenado por homicídio qualificado - por dificultar a defesa da vítima - e sentenciado a cumprir 12 anos de prisão em regime inicialmente fechado. A sentença também o condenou à perda do emprego público.

Na época do crime, Santos atuava como soldado do Pelotão de Operações Especiais do 6º Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar (6º RPMon da BM) de Bagé e estava trabalhando na desocupação da fazenda Southall, quando houve confronto entre policiais militares e agricultores sem-terra. Santos confessou, durante inquérito policial, que era o autor do disparo que matou Silva. O comando da Brigada Militar, durante as investigações, informou que o PM teria descumprido ordens e usado munição letal. Durante o confronto, 14 pessoas ficaram feridas em agosto de 2009.

Conforme o advogado de defesa de Santos, Christian Tombini, a partir de agora a defesa irá atuar no processo de execução criminal para solicitar os benefícios que o cliente tem direito. 

O mandado estaria expedido desde dezembro do ano passado após esgotados e indeferidos todos os recursos, mas Santos estaria foragido e não tinha sido localizado nem em Bagé e nem em São Gabriel. A perda do cargo está em encaminhamento, também solicitada no mandado de prisão. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Portal Bei 
Data: 20/01/2021 18h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.