19 janeiro 2021

Cotribá chega aos 110 anos na próxima quinta-feira

Cotribá completa na próxima quinta-feira 110 anos, com atividades readaptadas devido à pandemia de covid-19; logomarca comemorativa foi lançada em 2019, na 42ª Expointer (foto arquivo C7)

No próximo dia 21 de janeiro, a Cooperativa Agrícola Mista General Osório - Cotribá, chega a mais um aniversário, seus tão esperados 110 anos. Possivelmente e como projetado quando do seu lançamento na 42ª Expointer, em 2019, haveriam muitas atividades para comemorar a data, não permitidas devido à pandemia. Mas mesmo assim, algumas atividades dentro do distanciamento social foram realizadas para lembrar a data.

Presente em São Gabriel - onde estará investindo na construção de uma unidade própria de grãos em breve - e em Santa Margarida do Sul, a Cotribá tem uma estreita relação com a atividade do produtor e possui vários segmentos de negócios afim de atender às diversas necessidades de uma propriedade rural, desde àquela voltada à agricultura familiar até as grandes propriedades voltadas ao agronegócio. Isso se dá através do fornecimento de insumos para a lavoura, fábrica de rações (nutrição animal), assistência técnica agrícola e pecuária, postos de combustíveis, supermercados, farmácias veterinárias, sessões de peças, agricultura de precisão e, mais recentemente, a comercialização de diesel à granel, com entrega na propriedade, através da licença de TRR – Transportador Revendedor Retalhista.

A Cooperativa, que tem mais de 8 mil associados, mais de 900 colaboradores, mais de 50 pontos de negócios, começou em 21 de janeiro de 1911, quando um grupo de agricultores, que decidiu constituir uma organização para representar os interesses do homem da terra e que defendesse seus direitos. 34 pessoas – homens e mulheres – reuniram-se em torno do objetivo de fundar uma entidade cooperativa sob o modelo alemão, criando a, então, Genossenschaft General Osório. 

Desde o momento em que se constituiu, a Cotribá mantém como base os valores do cooperativismo, voltando-se ao bem comum e ao desenvolvimento, não apenas do associado, mas também de todas as comunidades onde está inserida. A cooperativa iniciou suas atividades, atuando na compra e venda de mercadoria excedente e também no beneficiamento e comércio dos produtos agrícolas. A Genossenschaft General Osório oferecia à comunidade gêneros de primeira necessidade, suprindo-lhes de artigos como tecidos e especiarias.

A Cooperativa se desenvolveu, passou por dificuldades e se tornou uma das mais prósperas e que investe em vários municípios do Estado, entre eles São Gabriel e Santa Margarida do Sul. É presidida por Celso Krug, que tem como vice Enio Cezar Moura do Nascimento. Em 2019, a logomarca dos 110 anos foi lançada na 42ª Expointer, na estreia da Cotribá no evento. Na segunda-feira (18), uma live especial foi transmitida nas redes sociais com shows e pronunciamento de autoridades, tudo dentro dos protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Parabéns à esta empresa que colabora para a economia do nosso Estado e região!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/01/2021 08h54
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.