Unidade de Oncologia Marina Ramos está próximo do credenciamento junto ao SUS, após aprovação dos serviços no Plano Estadual de Oncologia (foto arquivo C7)

A Prefeitura de São Gabriel superou o que seria o último obstáculo para o credenciamento dos serviços da Unidade de Oncologia Marina Ramos, situada na Santa Casa de Caridade, junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), da Secretaria Estadual da Saúde, aprovou o Plano Estadual de Oncologia, que inseriu os serviços da unidade para que seja credenciada ao SUS. A informação foi anunciada pelo Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo.

O serviço é responsabilidade do Hospital de Santa Casa, mas conta, desde o processo de implantação até sua estruturação com apoio do governo municipal. A habilitação dos serviços chegou a ser conquistada em outubro de 2019, mas, devido a alterações na Portaria Ministerial em dezembro do mesmo ano, além das mudanças no Ministério da Saúde e a pandemia, o processo acabou sendo inviabilizado. Foram necessários mais 12 meses e negociações. 

Hoje, a unidade já atende particulares, IPE e Planos de Saúde. O setor está pronto para operar em 100%. Com isso, o município passa para a fase final do processo de credenciamento no Ministério da Saúde, o que garantirá a população gabrielense e regional a assistência totalmente gratuita via SUS. A previsão que a Secretaria estima é que o credenciamento ocorra até abril do próximo ano.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/12/2020 08h59
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Post a Comment

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.