10 dezembro 2020

Nova ponte do Guaíba é inaugurada

Nova ponte do Guaíba foi entregue nesta quinta-feira, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro (foto divulgação)

Após seis anos em obras - que ainda serão feitas em alguns pontos - a nova ponte do Guaíba está inaugurada nesta quinta-feira (10), pelo Presidente Jair Bolsonaro, desafogando um pouco do tráfego que passa pela antiga ponte móvel. A solenidade foi na manhã desta quinta, com a presença de autoridades variadas. 

Em princípio, três acessos estão liberados. Os motoristas que vêm de Guaíba poderão acessar a freeway e rumar para o centro de Porto Alegre ou para o Litoral a partir de domingo (13). Já quem trafega pela freeway em direção ao sul do Estado também poderá usar a nova ponte — a liberação da travessia será feita às 16h desta quinta.

Motoristas que seguem do Centro da capital para o sul do Estado ainda não poderão usar a estrutura, assim como para chegar e sair do bairro Humaitá, pois ainda está sendo negociado o reassentamento de famílias das comunidades Tio Zeca e Areia, para liberar mais três ramos, o que deve ocorrer em 2021. 

A nova ponte tem vãos de 40 metros, permitindo que navios passem por dois vãos sem interromper o tráfego de veículos e sem atrapalhar a aproximação de aviões que pousam no Salgado Filho. Inicialmente, os limites de velocidade na ponte, que tem 2,9 km, serão de 80 km/h e nos ramos, 60 km/h. 

A construção da nova ponte é uma luta de muitos anos, inclusive batalhada pelo Movimento Ponte do Guaíba, liderado por Luiz Adriano Domingues, que esteve em São Gabriel na década anterior, para mostrar os esforços do movimento por uma segunda ponte, por conta de vidas poderem ser salvas. E que agora tem resultado. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GaúchaZH 
Data: 10/12/2020 13h06
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.