20 novembro 2020

Coronavírus: Alegrete decreta toque de recolher a partir desta sexta-feira

Prefeitura de Alegrete anunciou medidas de restrição de circulação e proibições para conter a covid-19 no município, que está em expansão (foto divulgação)

Após Rosário do Sul anunciar medidas para conter a explosão de casos de coronavírus, o município de Alegrete também tomou medidas severas nesta sexta-feira (20). Com o aumento do número de casos de covid-19 e com o esgotamento da UTI da Santa Casa, a Prefeitura decretou toque de recolher a partir das 21h e proibição de atividades coletivas, como esportes em quadras de futebol, treinos de laço e ensaios de invernadas. Diferente de Rosário, os serviços de alimentação poderão funcionar somente por delivery e telentrega.

A decisão veio depois de uma reunião do Comitê de Enfrentamento à COVID com Prefeito Márcio Amaral no dia 19. A fiscalização será realizada pela equipe de fiscais da Prefeitura, com apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar. Segundo o Prefeito Márcio Amaral e a médica Simone Estivalet, do comitê covid-19 daquela cidade, a situação está à beira do caos. 

"A UTI está lotada e o hospital de campanha tem 16 pacientes, dos quais 4 precisam de UTI  e hoje vamos fazer nossa primeira transferência de paciente para São Gabriel", afirmou Simone. Segundo o comitê, são cerca de 30 casos por dia e 407 ativos no município. 

O último boletim epidemiológico informa que Alegrete tem 1.466 positivos; 55 pessoas aguardando resultado; ativos 388 pessoas; recuperados 1.058, em isolamento 380 e 20 óbitos registrados em Alegrete.

Os serviços considerados essenciais como farmácias e postos de combustíveis vão funcionar normalmente até o horário estipulado no Decreto. E as entregas de alimentos serão por telentregas, lembrou o Prefeito.

Confira o que será proibido e permitido em Alegrete:

➡️ Fica proibido o funcionamento das quadras para atividades esportivas coletivas, bem como a prática de esportes coletivos em espaços públicos ou privados e em clubes sociais.
➡️ Fica proibido a circulação de pessoas em via pública, sem justificativa, entre 21hs e as 6hs do dia seguinte, de forma que as atividades não essenciais deverão encerrar o atendimento às 21hs podendo efetuar tele entrega.
➡️ Somente poderão funcionar, após as 21hs, normalmente os seguintes serviços e atividades, comerciais:
I – Farmácias;
II – Postos de Combustíveis, exclusivamente com a venda de combustível;
III – Hospital Santa Casa de Caridade, UPA;
IV – Clínicas médicas e veterinárias;
V – Setores Industriais;
VI – Hotéis;
VII – Serviços de transportes por táxi, aplicativos e fretamento;
VIII – Serviços públicos de água, luz, telefonia, serviços de manutenção de internet e de radiodifusão;
IX – Serviços públicos e privados de segurança e monitoramento;
X – Serviço de borracharia.
➡️ Ficam proibidos os ensaios de invernadas e escolas de dança.
➡️ Ficam proibidos os rodeios ou atividades afins.
➡️ Ficam proibidos os campeonatos da Liga Alegretense de Futebol – LAF, e qualquer outro tipo de campeonato de futebol, realizados, ou não, no Estádio Farroupilha.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Prefeitura de Alegrete e site Alegretetudo 
Data: 20/11/2020 12h37
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.