Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

09 outubro 2020

Marechal gabrielense é homenageado com monumento na Itália

Homenagem aconteceu em 27 de setembro, na cidade italiana de Porretta Terme, que sediou o QG da FEB durante a II Guerra Mundial, em 1944 (fotos Giorgio Barbato/Especial C7)

Um gabrielense ilustre, que faz parte da história do Brasil e do Mundo, recebeu mais uma homenagem pelos feitos na 2ª Guerra Mundial. O Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito, Marechal João Baptista Mascarenhas de Morais, foi homenageado com um monumento na cidade italiana de Porretta Terme, no último dia 27 de setembro. A solenidade teve a presença de pracinhas, militares brasileiros e italianos, nos sendo informada pelo comandante do 9º RCB, Coronel Rocco Figueiró Rosito.

O monumento fica situado na Via Matteotti, no Centro da cidade e a solenidade teve a presença do adido militar do Exército Brasileiro na Itália, Coronel André Luiz Santos Franco. A homenagem se deu principalmente pela gratidão dos italianos aos brasileiros, pois a cidade foi sede do Quartel-General da FEB durante a campanha na Itália, em 1944. O prefeito de Porretta Terme, Giuseppe Nanni, salientou a gratidão eterna para com a FEB e Mascarenhas de Moraes. 

Homenagem foi instalada na Via Matteotti, no centro da cidade italiana

Solenidade contou com presença de autoridades civis e militares brasileiras e italianas

Monumento é a expressão da gratidão da comunidade com a FEB, durante o tempo em que permaneceram na cidade durante a II Guerra Mundial

— De fato, planejamos, como parte de uma reforma geral do centro urbano de Porretta Terme, colocar o busto no jardim  da Via Matteotti, reformada e embelezada para a ocasião.  A escolha foi motivada pelo fato desse jardim estar totalmente inserido nos locais que sediaram a FEB em Porretta Terme, sendo adjacente ao antigo Hotel Campana e, sobretudo, a poucos passos da Termas Altas, que foi o Quartel-General das tropas brasileiras.  Dessa forma, também em nossa cidade, teremos um importante ponto de referência para a memória da Força Expedicionária Brasileira e seu Comandante — afirmou Nanni. 

Ele ainda destacou que a Itália deve muito aos soldados da FEB pela libertação do domínio do Eixo e a boa recepção que os militares tiveram pela comunidade de Porretta Terme, se integrando à comunidade local, "a memória daquelas crianças ainda é tão viva e afetuosa, é também pela sua aproximação calorosa com a comunidade local, sinal de uma cultura e humanidade que está entre as marcas do povo brasileiro", citou o alcaide.

— Por isso pensamos que este pode tornar-se um jardim da memória, para manter vivo e transmitir às novas gerações o espírito de amizade e de gratidão para com aqueles que partilharam com o nosso povo uma das páginas mais trágicas da história e que estiveram do nosso lado para mudar seu curso em direção à liberdade e à democracia — concluiu o Prefeito. A construção do monumento teve a participação do Lions Clube Porretta Terme Alto Reno, por meio do seu presidente Luca Boschi.

Participaram da solenidade o Embaixador Brasileiro na Itália, Helio Vitor Ramos Filho, além de autoridades civis e militares italianas e brasileiras. A comuna que fica em Emília-Romanha, província de Bolonha, na região Central da Itália, foi sede do quartel-general da 1ª divisão brasileira e um local essencial para o rompimento da chamada "Linha Gótica" pelos Aliados, esta era a última grande defesa do exército nazi-fascista na Itália, que tinha cerca de 280 Km. 


Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/10/2020 10h27
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.