Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

04 setembro 2020

Segundo estudo do Governo gaúcho, população gabrielense envelheceu

São Gabriel teve aumento de população idosa entre 2010 e 2019, segundo estudo divulgado pelo Governo do Estado; tendência foi geral no RS (foto arquivo C7)

Com informações do Governo do Estado

O governo do Estado lançou, nessa quarta-feira, o estudo “Estimativas populacionais por idade e sexo dos municípios do Rio Grande do Sul”. Os dados foram compilados pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG). Mas os números deixam evidentes que a população de São Gabriel envelheceu, com crescimento maior nas faixas etárias mais altas.

Sobre São Gabriel, o estudo revelou que houve uma pequena variação populacional no período estudado, entre 2010 e 2019, com apenas 0,06% de crescimento de população, ou seja, a população da Terra dos Marechais aumentou pouco de 61.694 habitantes em 2010 para 61.731 habitantes em 2019. A população gabrielense envelheceu. As faixas que registraram maior crescimento foram de 65 a 69 anos (27,34% de crescimento), 70 a 74 anos (+25,77%), acima de 80 anos e de 75 a 79 anos (+24,48% para ambas). 

A maior queda foi na faixa dos 10 aos 14 anos, com decréscimo populacional de 25,87%. Apesar disso, a maior faixa etária populacional é a de 20 a 24 anos, com 4.788 pessoas, sendo 2.530 homens e 22.258 mulheres. A menor faixa populacional é de 75 a 79 anos, com 1.490 pessoas, sendo 640 homens e 850 mulheres. 

O público feminino é a maioria em São Gabriel, com 31.384 pessoas (50,84% da população) e de homens, 30.347 (49,16%), sendo também a maioria entre os moradores potencialmente ativos economicamente, entre 15 a 59 anos, sendo 19.184 mulheres e 19.074 homens nesta faixa de idade. Os dados de São Gabriel, que mostram o envelhecimento da população, seguem a tendência estadual, onde o Rio Grande do Sul teve a menor taxa de natalidade desde o começo da série histórica em 2000 e estabilidade na taxa de mortalidade. 

Elaborado pelo diretor do DEE, Pedro Zuanazzi, o material apresenta as principais informações sobre o perfil da população por faixa etária, sexo e percentual de pessoas potencialmente ativas para atuação no mercado de trabalho. Na divulgação, Zuanazzi ressaltou a importância desses dados para diferentes setores da sociedade. “As estimativas populacionais por idade e sexo são fundamentais tanto para o Estado quanto para a iniciativa privada. O Estado precisa desses números para fazer o acompanhamento das taxas de matrícula e para distribuir o correto número de vacinas para cada região, apenas para citar dois exemplos.

Os dados completos por município podem ser consultados por qualquer pessoa por meio da ferramenta PoPVis: Portal Demográfico, desenvolvida e atualizada pelo DEE/SPGG com os dados populacionais mais recentes. Além dos dados de todas as cidades gaúchas, no portal é possível visualizar as informações por Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) e regiões funcionais do Estado. Os dados estão disponíveis no link http://visualiza.dee.planejamento.rs.gov.br/populacao/.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/09/2020 11h48
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.