11 setembro 2020

Há 19 anos, Mundo assistia chocado os ataques terroristas nos Estados Unidos

Há 19 anos, ataques nos Estados Unidos, principalmente às Torres Gêmeas, causaram mais de 3 mil mortes e foram acompanhados pela televisão (foto Robert Clark)

Em 11 de setembro de 2001, o Mundo assistia incrédulo e horrorizado pelas televisões - numa época em que redes socais praticamente não existiam e a internet era basicamente portais e alguns serviços sociais - os ataques a vários pontos nos Estados Unidos, principalmente os edifícios do World Trade Center (WTC), que eram conhecidos como Torres Gêmeas, em Nova York. Terroristas da Al-Qaeda lançaram dois aviões contra os edifícios, que vieram ao chão e mataram mais de três mil pessoas e ferindo outras seis mil, que tem sequelas até hoje. 

Mais tarde naquele dia, outro avião foi lançado no Pentágono em um acidente que deixou 184 mortos, entre funcionários do governo americano e passageiros do avião da American Airlines. Uma quarta aeronave sequestrada por militantes da Al-Qaeda caiu na Pensilvânia e deixou 44 mortos. Quase três mil pessoas morreram durante os ataques, incluindo os 227 civis e os 19 sequestradores a bordo dos aviões. 

A esmagadora maioria das vítimas eram civis, incluindo cidadãos de mais de 70 países. Além disso, há pelo menos um óbito secundário - uma pessoa foi descartada da contagem por um médico legista, pois teria sido morto por uma doença pulmonar devido à exposição à poeira do colapso do World Trade Center.

Os ataques foram acompanhados pela televisão naquela manhã de 11 de setembro e a internet congestionou por conta de buscas de notícias sobre o ataque. Teorias conspiratórias predominam até hoje sobre a tragédia, além de termos tido muitos casos de xenofobia contra povos mulçumanos e árabes. 

Os Estados Unidos responderam aos ataques por conta da Guerra ao Terror no Afeganistão, para derrubar o Taliban, que abrigou a Al-Qaeda. Apontado como o mentor dos ataques, Osama Bin Laden acabou encontrado e morto em 2011, no Paquistão. Mas como disse, há quem credite o ataque aos próprios Estados Unidos. 

No local das torres, uma nova torre, a One World Trade Center foi erguida e um Memorial em homenagem às vítimas foi construído no Marco Zero, que ficou com dois espaços que lembram onde existiam as Torres. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 11/09/2020 09h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.