14 setembro 2020

Governo Federal libera mais de 25 milhões para obra da Barragem do Jaguari

Barragem do Jaguari, que está com mais de 60% concluída, receberá mais 25 milhões do Governo Federal para acelerar conclusão, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional nesta segunda (foto Google Maps/reprodução)

Com informações de GaúchaZH

O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que liberou nesta segunda-feira (14), mais R$ 25,8 milhões para a obra de construção da barragem do Jaguari, iniciada em 2007 e que fica entre São Gabriel e Lavras do Sul. A barragem, cuja novela já vem durando dez anos, está com 63% concluída.  Ao todo, o governo federal já repassou mais de R$ 98 milhões para a barragem. Conforme a Secretaria de Obras, 99% dos gastos são custeados pela União e 1% pelo Estado. 

Depois de pronta, a barragem deve atenuar os problemas de estiagem que frequentemente atingem os moradores da região e garantir irrigação de propriedades rurais locais, atendendo cerca de 40 mil pessoas de São Gabriel, Lavras do Sul e Rosário do Sul. A ideia é que, com a barragem, as águas sejam preservadas e mantidas na região para que as famílias locais sejam abastecidas.

— Além disso, o volume remanescente será usado como vetor de desenvolvimento, por meio do suprimento de água para um extenso perímetro de irrigação. Esta utilização permitirá a eliminação das perdas recorrentes dos produtores, ocasionadas pela falta de água — disse o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, à GaúchaZH.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de GZH 
Data: 14/09/2020 22h41
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.