07 agosto 2020

Santa Maria: Romaria da Medianeira está mantida para novembro

Arquidiocese de Santa Maria mantém 77ª Romaria da Medianeira no modo tradicional, mas tem plano B caso pandemia não perca força (foto arquivo C7)

Evento religioso tem plano B, caso pandemia se mantenha

A 77ª Romaria Estadual da Medianeira, realizada tradicionalmente em Santa Maria no mês de novembro, está com sua programação tradicional mantida, mas tem um "plano B" caso a pandemia de covid-19 não ceda até o prazo de 1º de outubro. Prevista para 8 de novembro, se não for possível realizar o modelo tradicional, com programações já definidas, a Romaria terá missas online no plano B.

Segundo o Reitor do Santuário, padre Ruben Nadal Dotto, a 77ª Romaria está com a programação tradicional mantida, com a realização da trezena móvel, missas e a caminhada que sai da Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, até o Santuário da Medianeira. "Esperamos que a situação se normalize até o dia 1º de outubro, que é o prazo que analisamos ser ideal para a pandemia perder a força e permitir uma normalidade dentro dos protocolos de saúde", afirmou o padre.

Caso a pandemia não arrefeça, um "plano B" foi montado pela Arquidiocese de Santa Maria: a romaria será online, com missas transmitidas pela internet, nos horários programados e a trezena móvel no Santuário, onde cada uma das paróquias virá em grupos reduzidos para o local. No domingo, as missas começariam a partir das 5h, online e a caminhada com a imagem peregrina aconteceria também com grupo reduzido de fiéis representando os mais de 500 mil que vem à cidade a cada final de ano. A praça de alimentação funcionará neste plano em sistema drive-thru e pegue e leve. 

"Se não pudermos realizar a Romaria do modo tradicional, trabalharemos a conscientização para que os fiéis não venham à Santa Maria, cumprindo todos os protocolos de saúde, mas esperamos que até 1º de outubro, a situação melhore", finalizou Dotto, em entrevista à Rádio Gaúcha Santa Maria nesta sexta-feira. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 07/08/2020 12h43
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.