![]() |
Problema de exibição de imagens indevidas aconteceu em vários sites no Facebook; empresa diz que está resolvendo situação (foto Minha Operadora/divulgação) |
Com informações dos sites Techtudo e Minha Operadora
Um problema involuntário está causando constrangimentos para vários proprietários de portais e sites diversos na internet, nesta quinta-feira (27), mais exatamente no Facebook, utilizado para a divulgação dos seus links. Segundo depoimentos publicados nas redes sociais, fotos com sexo explícito estariam sendo exibidas na miniatura que acompanha o compartilhamentos de links provenientes de sites legítimos, incluindo veículos renomados da imprensa. Inclusive sites locais como o Caderno7 foram afetados pelo problema.
Algumas pessoas também dizem ter visto o material impróprio em posts impulsionados, ou seja, cuja empresa responsável pagou pela veiculação. No entanto, o clique no material leva a pessoa ao conteúdo correto e não a um site adulto. Por enquanto, ainda não está claro se é uma falha no site, mas o Facebook confirmou que está ciente do problema e segue investigando a situação: "Estamos cientes de que algumas pessoas estão relatando terem visto conteúdos impróprios no Facebook que violam nossas políticas. Estamos trabalhando para identificar e remover tais conteúdos o quanto antes", explicou um porta-voz da empresa.
A maioria dos usuários diz que as imagens começaram a aparecer entre quarta (26) e esta quinta-feira (27). No Twitter, uma internauta relata que por pouco não formatou o computador pensando se tratar de um vírus. No entanto, logo percebeu que o aparente bug não havia acontecido somente com ela. Além disso, prints que circulam na web e diversas outras queixas levam a crer que as fotos também aparecem no aplicativo do Facebook para celular. No entanto, não é possível perceber um padrão para a suposta falha, já que o problema não acontece com todos os usuários.
Determinadas reclamações levantam a suspeita de que o bug poderia ser causado pelo sistema de propagandas do Facebook. Um estudo repercutido pelo The New York Times em 2019 revelou que rastreadores de Internet de grandes empresas, como Google e Facebook, haviam sido encontrados em sites com conteúdo adulto. Entretanto, não se sabe se a plataforma de anúncios, mesmo com dados de um site pornô no histórico, estaria na raiz do problema. Ainda assim, alguns usuários dizem ter eliminado a falha ao limpar os cookies do navegador.
O suposto bug no Facebook ocorre dois dias após o anúncio do Facebook News no Brasil. A plataforma de jornalismo profissional da rede social, que concorre com o Google News, deve estrear no país após 10 meses de testes no Estados Unidos. Por ora, não se sabe a data exata em que o recurso começará a funcionar. Segundo a empresa, a novidade será lançada ao longo dos próximos meses.
Portanto, pessoal, não é culpa nossa e nem de outros sites que tenham surgido esta imagem. O que achamos: ou alguém hackeou esta parte do Facebook ou alguém no site bobeou e "inseriu" esta imagem causando este problema para muitos.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 27/08/2020 16h26
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com