03 agosto 2020

Eleições 2020: Chega o mês importante para o calendário eleitoral

Com a pandemia ainda em vigor, chegou o mês em que os principais prazos do reformado calendário eleitoral começam a vigorar, como por exemplo, a vedação de condutas para agentes públicos, a autorização das convenções partidárias e o afastamento de candidatos que são profissionais de comunicação dos microfones, a partir de 15 de agosto, 3 meses antes da eleição. 

Como o calendário não tinha sido mudado, alguns pré-candidatos que tem programas de rádio na cidade e região se afastaram e depois que o Congresso oficializou a mudança e com a devida autorização, retornaram e podem ficar no ar até 15 de agosto. A partir desta data, estão proibidas algumas condutas pelos agentes públicos, como por exemplo nomeaçoes, exonerações e contratações. 

Os candidatos passam a ter direito de resposta à divulgação de conteúdo difamatório, calunioso ou injurioso pela mídia, a partir de 31 de agosto. As convenções partidárias estão autorizadas a partir de 31 de agosto até 16 de setembro. A propaganda eleitoral passa a ser permitida, inclusive na internet, a partir de 16 de agosto. E o horário eleitoral gratuito no rádio e na TV, será de 9 de outubro a 12 de novembro, mantendo a campanha curta. 

A distribuição de santinhos e realização de carreatas e passeatas (se ocorrer, devido ao andamento da pandemia), é até dia 14 de novembro. Comícios, se ocorrerem, até 12 de novembro. O 1º (e único) turno da eleição em São Gabriel é dia 15 de novembro, um domingo. Mas com a pandemia, a campanha deste ano deverá ser muito diferente, podendo ser concentrada na internet. Por enquanto, tanto partidos quanto pré-candidatos se mantém em total silêncio nas redes sociais a respeito do pleito. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/08/2020 12h31 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.