Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

03 agosto 2020

Coronavírus: Secretário da Saúde desabafa e alerta que UTI está no limite

Secretário da Saúde informa que leitos de covid-19 estão chegando ao limite da capacidade e pede consciência da população (foto arquivo C7)

Além da manifestação do Prefeito de São Gabriel como é usual, uma manifestação do Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, causou surpresa a todos e preocupou também, na situação de esforços para que a comunidade se previna e diminua os casos de covid-19 com distanciamento social e proteção. Ele informou que as vagas criadas para pacientes com coronavírus estão no limite, próximas do esgotamento e implorou para que as pessoas tomem consciência, praticamente em tom de desabafo e que "como governo, estamos fazendo nossa parte. Agora cabe a população fazer a sua", afirmou.

O grande número de denúncias e multas também reflete a situação de desprezo por parte da comunidade em relação à pandemia. "Quando o Prefeito anunciou que tínhamos cinco pacientes na UTI, em poucas horas este número passou para oito (de um total de onze disponíveis) e a classe A, que foi criada para positivados ou suspeitos de covid-19 que não estão em situação grave, está passando de 80% da sua capacidade, um limite crítico. Se a situação se agravar, teremos de transferir pacientes para outras cidades", afirmou. 

Coirolo ainda disse que 35 funcionários ligados à área a Saúde foram infectados e estão afastados das atividades. Entre eles, 4 médicos, sendo 2 deles integrantes da equipe destinada para a UTI de Covid. "Reforço o que disse no começo da pandemia, o vírus está tendo um grande aliado no Brasil, que é o brasileiro", lamentando a falta de conscientização da população que insiste em formar aglomerações, realizar festas e churrascos e não usar máscara.

A situação preocupa porque em vários locais da cidade, aglomerações foram flagradas nas redes sociais, entre elas um bar no Bairro Bom Fim que reuniu cerca de 50 pessoas no final de semana e perante isso e outros maus exemplos de uma parcela da população, os casos podem aumentar e inclusive, acarretar para lockdown, seja de final de semana ou tudo por 14 dias do jeito que vai, segundo fontes. 

Na noite desta segunda-feira, 3 de agosto, São Gabriel registrava 75 casos suspeitos, 478 confirmados - um aumento preocupante nos últimos dias - sendo 148 casos ativos (13 isolados em hospital, sendo 8 em UTI e 135 isolados residencialmente, ou deveriam estar), 314 recuperados e 16 óbitos. 2820 casos foram descartados. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/08/2020 22h35
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.