03 agosto 2020

Coronavírus: Secretário da Saúde desabafa e alerta que UTI está no limite

Secretário da Saúde informa que leitos de covid-19 estão chegando ao limite da capacidade e pede consciência da população (foto arquivo C7)

Além da manifestação do Prefeito de São Gabriel como é usual, uma manifestação do Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, causou surpresa a todos e preocupou também, na situação de esforços para que a comunidade se previna e diminua os casos de covid-19 com distanciamento social e proteção. Ele informou que as vagas criadas para pacientes com coronavírus estão no limite, próximas do esgotamento e implorou para que as pessoas tomem consciência, praticamente em tom de desabafo e que "como governo, estamos fazendo nossa parte. Agora cabe a população fazer a sua", afirmou.

O grande número de denúncias e multas também reflete a situação de desprezo por parte da comunidade em relação à pandemia. "Quando o Prefeito anunciou que tínhamos cinco pacientes na UTI, em poucas horas este número passou para oito (de um total de onze disponíveis) e a classe A, que foi criada para positivados ou suspeitos de covid-19 que não estão em situação grave, está passando de 80% da sua capacidade, um limite crítico. Se a situação se agravar, teremos de transferir pacientes para outras cidades", afirmou. 

Coirolo ainda disse que 35 funcionários ligados à área a Saúde foram infectados e estão afastados das atividades. Entre eles, 4 médicos, sendo 2 deles integrantes da equipe destinada para a UTI de Covid. "Reforço o que disse no começo da pandemia, o vírus está tendo um grande aliado no Brasil, que é o brasileiro", lamentando a falta de conscientização da população que insiste em formar aglomerações, realizar festas e churrascos e não usar máscara.

A situação preocupa porque em vários locais da cidade, aglomerações foram flagradas nas redes sociais, entre elas um bar no Bairro Bom Fim que reuniu cerca de 50 pessoas no final de semana e perante isso e outros maus exemplos de uma parcela da população, os casos podem aumentar e inclusive, acarretar para lockdown, seja de final de semana ou tudo por 14 dias do jeito que vai, segundo fontes. 

Na noite desta segunda-feira, 3 de agosto, São Gabriel registrava 75 casos suspeitos, 478 confirmados - um aumento preocupante nos últimos dias - sendo 148 casos ativos (13 isolados em hospital, sendo 8 em UTI e 135 isolados residencialmente, ou deveriam estar), 314 recuperados e 16 óbitos. 2820 casos foram descartados. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/08/2020 22h35
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.