24 agosto 2020

Covid-19: São Gabriel registra 75% de pacientes internados que sobreviveram

Não gostamos de informar perdas pela covid-19, mas se faz necessário diante do desdém de alguns em relação ao perigo oculto do vírus, mas também trazemos boas notícias quando estas acontecem. É o caso das estatísticas de pacientes recuperados e da redução de casos, que parece estar ocorrendo em São Gabriel. Estatísticas fornecidas pela Prefeitura de São Gabriel chamam a atenção em números positivos nos últimos dias e da importância de aumentar o número de leitos de UTI no município.

Segundo gráfico enviado pela Prefeitura, o número de casos teve um pico no começo de agosto e agora vem tendo queda. O maior pico foi da semana de 2 a 8 de agosto, com 130 casos e as medidas de contenção tem dado resultados. Na última semana, foram 65 casos e o número de recuperados vem subindo, com 131 recuperados. 

Gráfico de totais acumulados desde o começo da pandemia
Casos por semana, onde se vê uma possível desaceleração de novos casos, mas os cuidados tem que ser mantidos

A Prefeitura também nos repassou um dado sobre a importância de ter aumentado os leitos de UTI, que antes da pandemia eram 10 e agora são 20. Até agora, passaram pela Santa Casa, 214 pessoas que foram internadas por conta do coronavírus. Destas, 66 utilizaram leitos de UTI para serem tratadas. Destes 66 pacientes, 50 sobreviveram, ou seja, 75% dos que lá estiveram saíram com vida. 

Dados apontam que está ocorrendo uma redução da transmissão de casos no Brasil e que isso pode começar a se acentuar até outubro. Até o domingo, os casos ativos em São Gabriel eram 192 (sendo 9 internados na Santa Casa e 183 em isolamento domiciliar) e 537 recuperados, com 21 óbitos. Mesmo com estes números positivos, os cuidados continuam necessários:

- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou álcool em gel.
- Mantenha uma distância segura de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
- Use máscara quando não for possível manter o distanciamento físico.
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca.
- Cubra seu nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou espirrar.
- Só saia se for realmente necessário.
- Procure atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 24/08/2020 10h35
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.