![]() |
(foto ilustrativa) |
Hoje, segundo o prefeito, a Unipampa realiza (em média) 100 exames por dia. “O novo equipamento garante a realização de até 392 exames em um único dia. Mas, como o objetivo é atender toda a região, estamos trabalhando com a possibilidade de dobrar a capacidade atual, chegando a 200 exames (na média), mas atendendo os 11 municípios˜, explica Rossano.
O Programa Testar Fronteira começará a atender a região em 20 dias. “É o prazo legal que temos para aquisição do equipamento e para a sua entrega", afirmou. Com a doação dos equipamentos, os Municípios da fronteira oeste terão que investir, apenas, na aquisição de reagentes químicos para a realização de exames. Em contrapartida, o Programa Testar Fronteira vai permitir que os resultados possam ser divulgados até às 16 horas do mesmo dia, quando o material for entregue ao laboratório no começo da manhã.
A ação recebeu hoje o possível reforço da ACI de São Gabriel, que está em contato com as demais Associações Comerciais dos municípios da Fronteira Oeste, que formarão um consórcio para compra dos insumos para os exames, o que segundo o Prefeito, pode gerar mais mil exames. A iniciativa é gabrielense, mas o benefício é regional. O prefeito Rossano disse que a ação visa estagnar o avanço da Covid-19 nos 11 municípios da região. “Com os exames sendo realizados e divulgados no mesmo dia, os Municípios terão condições de encaminhar para isolamento todo o paciente que estiver infectado e adotar medidas de contenção de forma imediata. Desta forma, vamos conseguir evitar que o vírus se alastre”, argumentou.
Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação Social da Prefeitura
Data: 28/07/2020 20h12
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com