28 julho 2020

Prefeitura de São Gabriel criará programa regional de testes para covid-19

(foto ilustrativa)
Anunciada no final da tarde de segunda-feira (27) pela Prefeitura de São Gabriel, o programa Testar Fronteira, que será em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e com o apoio de vários parceiros, que farão doações que permitirão ampliar o número de exames RT-PCR. Para a expansão do programa, a São Gabriel Saneamento doou R$ 110 mil para aquisição de um aparelho (Extrator) que ampliará o número de exames e nesta terça-feira, segundo o Prefeito Rossano Gonçalves, a Associação Comercial e Industrial de São Gabriel anunciou parceria com demais associações comerciais da Fronteira Oeste para a compra de insumos que permitirão mais mil exames.

Hoje, segundo o prefeito, a Unipampa realiza (em média) 100 exames por dia. “O novo equipamento garante a realização de até 392 exames em um único dia. Mas, como o objetivo é atender toda a região, estamos trabalhando com a possibilidade de dobrar a capacidade atual, chegando a 200 exames (na média), mas atendendo os 11 municípios˜, explica Rossano.

O Programa Testar Fronteira começará a atender a região em 20 dias. “É o prazo legal que temos para aquisição do equipamento e para a sua entrega", afirmou. Com a doação dos equipamentos, os Municípios da fronteira oeste terão que investir, apenas, na aquisição de reagentes químicos para a realização de exames. Em contrapartida, o Programa Testar Fronteira vai permitir que os resultados possam ser divulgados até às 16 horas do mesmo dia, quando o material for entregue ao laboratório no começo da manhã.

A ação recebeu hoje o possível reforço da ACI de São Gabriel, que está em contato com as demais Associações Comerciais dos municípios da Fronteira Oeste, que formarão um consórcio para compra dos insumos para os exames, o que segundo o Prefeito, pode gerar mais mil exames. A iniciativa é gabrielense, mas o benefício é regional. O prefeito Rossano disse que a ação visa estagnar o avanço da Covid-19 nos 11 municípios da região. “Com os exames sendo realizados e divulgados no mesmo dia, os Municípios terão condições de encaminhar para isolamento todo o paciente que estiver infectado e adotar medidas de contenção de forma imediata. Desta forma, vamos conseguir evitar que o vírus se alastre”, argumentou.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Comunicação Social da Prefeitura 
Data: 28/07/2020 20h12
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.