06 julho 2020

Pitadas de Empreendedorismo

Hadiene Moreira
Colunista do site

O UNIVERSO DO MUNDO VUCA NO EMPREENDEDORISMO
Um termo do inglês muito utilizado no nosso cotidiano, mas ao mesmo tempo pouco conhecido em sua totalidade. “Vuca” é a sigla para as traduções de volatilidade (volatility), a incerteza (uncertainty), a complexidade (complexity) e a ambiguidade (ambiguity). O mundo está em uma constante evolução. Quem nunca ficou pensando em seus tempos de escola ou de adolescência como era diferente sua vida?!

A sigla é utilizada desde os 90 pelo exército norte-americano. Do lado empresarial foi incorporada em meados de 2010, por se tratar de uma estratégia mais agressiva e desafiadora de ação. É o verdadeiro arriscar a pele todo o “Santo Dia”. Algo que para nós empreendedores não é nada que já não estejamos acostumados. Superamos desafios diariamente.

O ser dotado de empreendedorismo é aquele que tem dentro de si o método Vuca sem perceber. Vamos falar um pouco sobre cada parte desse sistema?

VOLATILIDADE
Trata-se da velocidade em que ocorrem as mudanças no mundo, afinal, nada permanece do mesmo jeito por muito tempo sem gerar impacto. Exemplo: até pouco tempo atrás anúncios em guias telefônicos geravam um bom número de clientes novos, atualmente você busca uma empresa ou serviço no guia?

INCERTEZA 
Relaciona-se com as dúvidas, indecisões e imprecisões típicas de um empreendedor, independentemente de seu tamanho ou potencial. Exemplo: a difícil decisão entre possuir um estabelecimento físico ou online.

COMPLEXIDADE
É a dificuldade de compreender o resultado das interações das inúmeras variáveis de uma determinada situação, desafio ou problema. Exemplo: nascemos dotados do dom de empreender, mas não somos criados na cultura empreendedora. Tudo é novo e exige além de muito cuidado, muita força de vontade de aprender.

AMBIGUIDADE
A maioria das situações em que vivemos aceita diversas possibilidades de caminhos diferentes justamente porque podem assumir diferentes sentidos. Exemplo: possuir uma loja física e online ao mesmo tempo.

Agora que você conhece esse mundo novo, tome posse dele para si e supere a cada dia mais seus limites. Vá além cada vez mais e mais. Te espero na próxima segunda, aqui nesse mesmo batlocal, um forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.