Após semana com instabilidade, anticiclone trará frio intenso para o Rio Grande do Sul a partir da noite deste domingo (foto arquivo C7) |
Agora, o destaque agora será o ingresso de um anticiclone com características #polares (frio e seco) no Rio Grande do Sul. Espera-se que ocorra uma sequência de três dias com temperaturas abaixo ou próximo de 0°C nos amanhecer em diferentes áreas, momentos e intensidade no estado. No decorrer deste domingo as temperaturas caem ainda mais na metade sul do estado, com céu limpo; enquanto na metade norte as nuvens mantem as temperaturas estáveis.
Amanhã (13), não muda muito, sendo as menores temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 0°C sendo reportadas no amanhecer em baixadas e vales dos municípios da fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, e menor risco em partes da região Central. Condições ficarão favoráveis a formação de geada.
Já na terça-feira (14), com céu limpo, além das áreas supracitadas, a madrugada e amanhecer deste dia será com temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 0°C e com geada também em partes da região dos Campos de Cima da Serra, Central, Fronteira Oeste, Noroeste, Serra Gaúcha e Sul, especialmente em baixadas e vales. Na Campanha, Serra do Sudeste e Campos de Cima da Serra as mínimas podem variar de -4°C a -2°C.
Na quarta-feira (15), novamente a madrugada e amanhecer será gelada no estado. Geada ampla, o que pode incluir até mesmo áreas do litoral. Mínimas previstas de -3°C a 0°C de forma ampla no estado, o que inclui municípios com Alegrete, Bagé, Camaquã, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Soledade, dentre outros. Destaque para os pontos mais altos dos Campos de cima da Serra, com mínimas entre -8°C a -5°C, como Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana e São José dos Ausentes; e -4°C a -2°C na Serra do Sudeste e Serra Gaúcha. Assim, além de danos nas lavouras, congelamento de tubulações de água em residências, haverá risco de hipotermia em humanos e animais se ausente de agasalhos, abrigo ou medidas mínimas necessárias para manutenção do corpo quente.
IMPORTANTE | É possível que as condições vistas hoje sobre a sequência dos dias gelados da nova semana haja mudanças de intensidade, mas torna-se muito importante a divulgação para medidas de prevenção serem adiantadas, principalmente ao esperado para a quarta-feira. Por isso, se possível, atente-se as atualizações que ocorrerão.
Reportagem: Sul Meteorologia/Divulgação
Data: 12/07/2020 13h15
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com