01 junho 2020

Morre o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto

Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como "Lalau", morreu neste domingo aos 91 anos, com suspeita de coronavírus (foto divulgação)
Morreu na noite de domingo (31), o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como "Lalau", participante de um dos maiores escândalos de desvio público nos anos 90, que foi a construção do Fórum Trabalhista em São Gabriel, com cerca de R$ 170 milhões desviados. Lalau fugiu e foi preso escondido em um motel na cidade de Bagé, na Campanha, após mais de 200 dias foragido da Justiça. Ele morreu com pneumonia, mas há a suspeita de covid-19.



Lalau ficou conhecido em 1998, no caso do superfaturamento da sede do Fórum Trabalhista de São Paulo, no Bairro Barra Funda. Ele foi acusado e condenado por conta do desvio de um valor milionário na obra. Quando sua prisão preventiva foi decretada em 2000, ele fugiu em 25 de abril, sendo procurado em todo o País e no exterior.

Em 8 de dezembro de 2000, após ficar foragido por 227 dias, Lalau se entregou em Bagé após ficar duas horas no Motel Fliper, na saída da cidade pela BR-293 e foi levado para São Paulo. Ele era presidente do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). Em 2006, o ex-juiz foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção.


Nicolau cumpriu a parte da pena em casa. Em 2013, ele foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista e perdeu sua aposentadoria. Em junho de 2019, ele deixou o presídio após receber indulto para presos com mais de 60 anos e problemas de saúde. Sua fuga virou praticamente uma lenda no País, gerando histórias diversas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de G1 e Folha de S. Paulo
Data: 01/06/2020 10h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.