Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Chegou o Mês da Black Peruzzo! Aproveite as ofertas!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

01 junho 2020

Morre o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto

Ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como "Lalau", morreu neste domingo aos 91 anos, com suspeita de coronavírus (foto divulgação)
Morreu na noite de domingo (31), o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, conhecido como "Lalau", participante de um dos maiores escândalos de desvio público nos anos 90, que foi a construção do Fórum Trabalhista em São Gabriel, com cerca de R$ 170 milhões desviados. Lalau fugiu e foi preso escondido em um motel na cidade de Bagé, na Campanha, após mais de 200 dias foragido da Justiça. Ele morreu com pneumonia, mas há a suspeita de covid-19.



Lalau ficou conhecido em 1998, no caso do superfaturamento da sede do Fórum Trabalhista de São Paulo, no Bairro Barra Funda. Ele foi acusado e condenado por conta do desvio de um valor milionário na obra. Quando sua prisão preventiva foi decretada em 2000, ele fugiu em 25 de abril, sendo procurado em todo o País e no exterior.

Em 8 de dezembro de 2000, após ficar foragido por 227 dias, Lalau se entregou em Bagé após ficar duas horas no Motel Fliper, na saída da cidade pela BR-293 e foi levado para São Paulo. Ele era presidente do TRT-2 (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região). Em 2006, o ex-juiz foi condenado a 26 anos e seis meses de prisão pelos crimes de desvio de verbas, estelionato e corrupção.


Nicolau cumpriu a parte da pena em casa. Em 2013, ele foi transferido para a Penitenciária 2 de Tremembé, no interior paulista e perdeu sua aposentadoria. Em junho de 2019, ele deixou o presídio após receber indulto para presos com mais de 60 anos e problemas de saúde. Sua fuga virou praticamente uma lenda no País, gerando histórias diversas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações de G1 e Folha de S. Paulo
Data: 01/06/2020 10h05
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.