10 maio 2020

Saúde de São Gabriel conta novamente com médico cubano

Programa Mais Médicos selecionou médico cubano que já está atuando na UBS Brandão Júnior desde o final de abril (foto arquivo C7)
Um ano e meio após a saída dos cubanos do Programa Mais Médicos, profissionais do país caribenho voltaram a atuar na região, principalmente em São Gabriel. De acordo com o jornal Diário de Santa Maria, um médico cubano que já atuou na Secretaria da Saúde está novamente trabalhando para atender a comunidade, de acordo com o Secretário Ricardo Coirolo.


O edital foi aberto pelo Governo Federal para permitir a inscrição de profissionais estrangeiros após sua reformulação. São Gabriel tinha perdido 13 médicos cubanos em 2018, após o fim do contrato do Governo Brasileiro com Cuba. O profissional, que não teve o nome divulgado - leitores do site informaram que é o médico Genoel Puentes, que já trabalhou na UBS Bom Fim - assumiu a vaga para estrangeiros no dia 24 de abril e está atuando na Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior.

"É um profissional já conhecido nosso, que trabalhou aqui antes da saída dos cubanos em 2018. Ainda temos outras duas vagas abertas no programa para médicos brasileiros", relatou Coirolo ao jornal. Ainda há duas vagas para médicos brasileiros.

O Projeto Mais Médicos Para o Brasil mantém a intenção do Programa Mais Médicos, criado em 2013. A ideia é a interiorização de médicos pelo país. Uma das principais diferenças é a contratação dos profissionais pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No outro programa, os contratos eram temporários de até três anos. O salário foi mantido em 11,8 mil, acrescido de ajuda de custos.

Só o edital mais recente abriu as vagas restantes, para um período de dois anos, para profissionais estrangeiros. Nesse período de dois anos, os médicos estrangeiros devem passar por provas de revalidação do diploma. Para recontratar os médicos cubanos neste momento, o governo expediu uma autorização temporária de trabalho, que com a revalidação do diploma, pode ser ampliada.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/05/2020 17h17
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.