Se a pandemia te atrapalhou, o REFIS te regulariza! Prefeitura de São Gabriel

Bariani Estética Automotiva - em novo endereço

www.peruzzo.com.br - Acesse, compre e receba em casa!

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Sicredi-Faz-Mais-setembro.gif

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

10 maio 2020

Saúde de São Gabriel conta novamente com médico cubano

Programa Mais Médicos selecionou médico cubano que já está atuando na UBS Brandão Júnior desde o final de abril (foto arquivo C7)
Um ano e meio após a saída dos cubanos do Programa Mais Médicos, profissionais do país caribenho voltaram a atuar na região, principalmente em São Gabriel. De acordo com o jornal Diário de Santa Maria, um médico cubano que já atuou na Secretaria da Saúde está novamente trabalhando para atender a comunidade, de acordo com o Secretário Ricardo Coirolo.


O edital foi aberto pelo Governo Federal para permitir a inscrição de profissionais estrangeiros após sua reformulação. São Gabriel tinha perdido 13 médicos cubanos em 2018, após o fim do contrato do Governo Brasileiro com Cuba. O profissional, que não teve o nome divulgado - leitores do site informaram que é o médico Genoel Puentes, que já trabalhou na UBS Bom Fim - assumiu a vaga para estrangeiros no dia 24 de abril e está atuando na Unidade Básica de Saúde Brandão Júnior.

"É um profissional já conhecido nosso, que trabalhou aqui antes da saída dos cubanos em 2018. Ainda temos outras duas vagas abertas no programa para médicos brasileiros", relatou Coirolo ao jornal. Ainda há duas vagas para médicos brasileiros.

O Projeto Mais Médicos Para o Brasil mantém a intenção do Programa Mais Médicos, criado em 2013. A ideia é a interiorização de médicos pelo país. Uma das principais diferenças é a contratação dos profissionais pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). No outro programa, os contratos eram temporários de até três anos. O salário foi mantido em 11,8 mil, acrescido de ajuda de custos.

Só o edital mais recente abriu as vagas restantes, para um período de dois anos, para profissionais estrangeiros. Nesse período de dois anos, os médicos estrangeiros devem passar por provas de revalidação do diploma. Para recontratar os médicos cubanos neste momento, o governo expediu uma autorização temporária de trabalho, que com a revalidação do diploma, pode ser ampliada.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 10/05/2020 17h17
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.