27 maio 2020

Prefeitura diversifica notificações para covid-19

Em seu boletim diário apresentado na página oficial, a Prefeitura de São Gabriel informou que até o momento, o município tem 28 casos de covid-19 - coronavírus confirmados. Para facilitar uma compreensão melhor dos casos, estes foram divididos em várias situações, como isolados no hospital (Santa Casa), isolados em domicílio, recuperados e óbitos.

Até o momento, dos 28 casos, são 4 que estão isolados no hospital; 17 isolados em casa, com sintomas leves; 6 recuperados - o primeiro caso registrado em março, os quatro militares e mais um estrangeiro - e o único óbito até o momento, de uma idosa de 92 anos.

Ao todo, foram ainda descartados 150 exames. Muitos questionamentos foram feitos porque São Gabriel registrou tantos exames, chegando inclusive a alimentar "teorias conspiratórias" sem fundamento nas redes sociais de que os casos seriam "falsos", porque a Prefeitura informa números e o Estado, outros.

Isso ocorre porque o Governo do Estado não consegue dar vencimento no lançamento de dados das Prefeituras, onde elas chegam a registrar 19% a mais do que os "números oficiais" do Estado, que está tentando reduzir estas distorções. Além disso, os exames passaram a ser feitos no laboratório do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), solicitados pelo Comitê Covid-19 ou pela Santa Casa, o que torna as notificações mais rápidas e precisas. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/05/2020 15h22
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário: