17 maio 2020

Governo do Estado muda região de São Gabriel para bandeira laranja

Região de São Gabriel mudou da bandeira amarela para laranja, por causa do aumento de casos em Uruguaiana (reprodução Governo do Estado)
O Governo do Estado divulgou neste sábado (16) o balanço do Distanciamento Controlado com a mudança de bandeiras de risco nas regiões delineadas. A região de São Gabriel, que integra Uruguaiana e Alegrete, mudou de classificação de risco, de amarela (baixo risco) para laranja (risco médio) e o Estado não tem mais zonas com risco alto, na bandeira vermelha.



Lajeado, que era bandeira vermelha, baixou para a laranja pela melhora dos indicadores: número de casos semanais e variação no número de internados por alguma Síndrome Respiratório Aguda Grave (SRAG). Segundo o governo, o crescimento de número de casos semanais caiu de 20% para 17% e a variação no número de internados por SRAG em UTI também reduziu em 7%.

Já a elevação das restrições para a região de Uruguaiana ocorre, segundo o governo, principalmente pelo acréscimo de quatro casos confirmados pelo teste RT-PCR nos últimos 14 dias. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de 3 casos confirmados por RT-PCR, número que aumentou para sete nos últimos 14 dias. O governo afirma que essa velocidade de crescimento justifica a alteração de bandeira na região.

A mudança de cor não altera até o momento o funcionamento do comércio na região, mas recomenda a manutenção das medidas de cuidado que são as seguintes para todas as regiões:

* Usar máscara
* Distanciamento de 2m entre as pessoas
* Limite de ocupação nos estabelecimentos
* Isolamento de pessoas suspeitas ou confirmadas com COVID-19
* Higienização constante nos ambientes
* Usar equipamentos de proteção individual
* Proteger grupos de riscos no trabalho
* Cuidados com o público em geral

A cor das bandeiras — que vai da amarela (menor risco) à preta (maior risco e ainda não utilizada) — serve para definir quais setores econômicos podem atuar em casa região e sob qual nível de protocolo. Elas serão atualizadas semanalmente. A atualização resultará em mudanças de protocolos a partir da próxima segunda (18) e valerá até o dia 24.


O governo informa ainda que, em geral, a velocidade de crescimento do vírus teve queda nesta semana, destacando que o número de casos confirmados por RT-PCR reduziu 6,08% (de 444 para 417), o número de internados em UTI por SRAGs reduziu em 1,75% (de 229 para 225), o número de internados em leitos clínicos por covid-19 aumentou 22,70% (de 141 para 173), o número de internados em leitos UTI por covid-19 aumentou 2,38% (de 126 para 129), o número de leitos de UTI adulto disponíveis para atender covid-19 diminuiu 5,48% e o número de óbitos por covid-19 diminuiu 6,25% (de 32 para 30).

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Governo do Estado e G1 
Data: 17/05/2020 11h53
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.