09 abril 2020

Governador Eduardo Leite autoriza prefeituras a liberarem lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e cabelereiros


Do Correio do Povo

O Governador do Estado, Eduardo Leite, emitiu um novo decreto nesta quinta-feira (9) permitindo o funcionamento de lojas de chocolate, lancherias, restaurantes e estabelecimentos que prestam serviços de higiene pessoal, como cabelereiros e barbeiros. Estes locais podem abrir se possuírem uma autorização municipal e sigam as regras de higiene e atendimento ao público estabelecidas nas normativas anteriores.

Os funcionários deverão usar EPI (equipamento de proteção individual) e manter a distância mínima de dois metros entre clientes. Além da flexibilização do comércio, o decreto assinado pelo governador Eduardo Leite determina que os hospitais da rede pública e da rede privada registrem, diariamente, no Sistema de Monitoramento do Covid-19 disponibilizado pela Secretaria Estadual da Saúde, os dados atualizados referentes ao novo coronavírus na sua instituição. Eles devem indicar taxa de ocupação, número de respiradores e de pacientes internados suspeitos e confirmados, sendo responsabilidade da direção-geral do hospital a inserção dos dados.

O decreto 55.177 também estabelece que as atividades desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, incluindo aquelas relacionadas à emissão ou à renovação de alvarás de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), como essenciais. Assim, estabelecimentos, de modo geral, podem abrir para que a vistoria e a perícia dos bombeiros sejam realizadas.

PREFEITURA INFORMA QUE JÁ ADOTA MEDIDAS
Em contato com o Prefeito Rossano Gonçalves, ele salienta que as medidas de flexibilização já estão sendo adotadas para os setores citados. "Com todas as medidas de proteção e prevenção, estes setores já estão trabalhando e agora também os profissionais de higiene pessoal, como os salões de beleza, barbeiros e cabelereiros, que já vinham adequados às medidas e agora podem trabalhar, contanto que adotem as medidas restritivas", frisou.

O Prefeito reforçou a lembrança que amanhã é feriado e que somente as farmácias estão autorizadas a funcionar dentre os serviços essenciais, que podem retomar as atividades no sábado e domingo. "Mas continuaremos trabalhando e aguardando as novas determinações do Governo Estadual", afirmou.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/04/2020 16h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.