22 abril 2020

Coronavírus: Santa Casa não recebeu recursos federais e estaduais até agora

Santa Casa se preparou contra COVID-19, mesmo sem receber recursos federais e estaduais até agora (foto arquivo C7)
Instituição está com 14 leitos para atender pacientes de COVID-19

A Santa Casa de Caridade se preparou ao máximo para atender pacientes com o novo coronavírus - COVID-19, onde está com uma unidade específica para receber pacientes se necessário. Mas ao contrário do que vem sendo informado, a instituição até agora não recebeu recursos seja dos Governos Federal e Estadual para o enfrentamento da pandemia, afirmou o Provedor Luiz Carlos Venturini Dotto.



Em entrevista à Rádio São Gabriel na manhã desta quarta (22), Dotto afirmou que ao contrário do que vem sendo informado por parlamentares, a Santa Casa não recebeu um centavo dos Governos até agora. "Quem tem nos ajudado até agora é só a comunidade gabrielense, além dos recursos destinados pelo Ministério Público do Trabalho e da Justiça Estadual, ninguém destinou um centavo que seja para ajudar a Santa Casa no enfrentamento ao coronavírus, seja Governo Federal ou Estadual", comentando que o Governo Estadual destinou somente Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas recursos nada.

Dos recursos, foram destinados cerca de 340 mil do Ministério Público do Trabalho e 125 mil da Justiça Estadual, destinados para compra de EPIs. "Além disso, a comunidade tem colaborado com doações variadas, campanhas de entidades, só estes tem nos ajudado, agora Governos Federal e Estadual nada significativo até o momento", lamentou Dotto.

Sobre os leitos, uma unidade foi preparada para receber os pacientes - que um já foi atendido, o único caso registrado em São Gabriel e já curado - com quatorze leitos. "Esta unidade fica onde seria a CTI pediátrica, são treze leitos disponíveis e mais um se for necessário. Se houver necessidade, a UTI tem mais cinco leitos separados e isolados, mas esperamos que não seja necessário".


O Provedor ainda afirmou que a Santa Casa dispõe de 17 respiradores e solicitou mais ao Estado. Recentemente, cinco respiradores antigos foram enviados para a Universidade Federal de Santa Maria para recuperação e restauro, o que pode ampliar a capacidade. "Esperamos não precisar utilizar tudo isso, adotamos as medidas de restrição e todas tem dado certo. Agradecemos nossa população, que tem sido solidária e aplaudimos nossos trabalhadores da saúde, que tem estado na linha de frente desta pandemia para cuidar de quem precisa e nos proteger", finalizou. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 22/04/2020 11h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.