02 março 2020

Peões e Prendas da 18ª RT debatem temas culturais em Bagé no domingo

Seminário de Prendas e Encontro Campeiro aconteceram durante o domingo, no CTG Pampa e Minuano, em Bagé
No último domingo (1º), a 18ª Região Tradicionalista realizou mais um evento cultural, com o 5º Encontro Campeiro e o 6º Seminário Regional de Prendas, no CTG Pampa e Minuano, no Bairro Malafaia. Durante o dia, temas como os tropeiros, a participação da mulher nas atividades campeiras e a importância da Ciranda de Prendas foram debatidos.



Vice-coordenador, Diego Santana, representou o coordenador Márcio e desejou boas-vindas a todos

Na parte da manhã, Encontro Campeiro de Peões foi realizado com palestras sobre os tropeiros
Os eventos foram organizados pela 1ª Prenda Adulta Regional, Carolina Ribas, do CTG Pampa e Minuano e o Peão Adulto, Eduardo Gusmão, do CTG Prenda Minha. A programação teve pela manhã o Encontro, realizado pelos peões da região, com palestras que abordaram o tema dos tropeiros, seus usos, costumes e herança cultural, além das tropeadas hoje em dia, com dinâmica envolvendo os peões e prendas presentes.

2ª Prenda do Estado 2011/2012, Muriel Lopes, falou sobre a participação feminina nas Atividades Campeiras

Prendas falaram sobre a participação nas atividades campeiras e como é importante a mulher estar inserida

Debates tiveram a participação de prendas da região na parte da tarde
Após o almoço, a 2ª Prenda do Rio Grande do Sul 2011/2012, Muriel Machado Lopes, ministrou a palestra "A participação feminina nas atividades campeiras", onde mostra a importância da mulher estar presente e inserida nestas atividades. Uma roda de conversa foi feita com a prenda Caroline Ferreira, do GAN Campo Aberto e a Coordenadora de Tradicionalismo de Candiota, Júlia Graziela Azambuja, sobre a inserção da mulher nas atividades campeiras, além das 2ª Prenda e 3ª Prenda Adulta, Franciele Garcia e Lívia Monteiro.

O evento foi encerrado com uma dinâmica entre os jovens tradicionalistas. O patrão Ederson Santos, do CTG Pampa e Minuano, agradece a todos que participaram do evento. O Vice-coordenador da Região, Diego Santana, representou o Coordenador Marcio D'Ávila. "Estaremos sempre apoiando e prestigiando os eventos da nossa região, que é o nosso objetivo e promessa quando fomos eleitos, de estarmos juntos às entidades", frisou Diego.

Bom público participou do evento durante o domingo no CTG localizado no Bairro Malafaia
SEMINÁRIO EM LIVRAMENTO
O próximo evento da região será no final de semana, com o Seminário Regional "MTG, Sustentabilidade e as Novas Gerações - Plantando Sementes para Construir o Amanhã", segue o tema anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho e terá um dia inteiro de debates voltados à ele, a partir das 8h da manhã, no CTG Presilha do Pago, em Santana do Livramento.

O evento é organizado pelas prendas regionais Renata Lemes (1ª Prenda Juvenil), Julia Modernel (2ª Prenda Juvenil), Monique Padilha (1ª Prenda Infanto-Juvenil) e os peões Arthur do Couto (1º Piá Farroupilha) e Lourenço Pereira (1º Guri Farroupilha), terá a presença dos autores do tema anual do MTG, Lucas Oliveira e Hellen Teixeira, 1ª prenda da 5ª RT, que falarão sobre o mesmo, além da participação de Sérgio Levy, do Movimento Nacional dos Meninos e Meninos de Rua e o grupo Recicler Armour, de Santana do Livramento.


Informações podem ser obtidas com Lourenço Pereira, no fone (55) 997260554 ou Renata Lemes no fone (55) 984257600.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/03/2020 21h03 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.