12 março 2020

Eleições 2020: Biometria tem cobertura de 78% em São Gabriel

Nos últimos quinze dias, povo começou a formar filas e ficar por mais de 12 horas à espera do início das atividades diárias do Cartório Eleitoral, antes do final do prazo, que terminou na quarta-feira, 11 de março
Encerrado o prazo para o recadastramento biométrico de forma presencial, São Gabriel atingiu cerca de 78% de eleitores cadastrados (36.654) após dois anos de processo. Agora, os eleitores deverão regularizar os títulos até 6 de maio, mas o cancelamento não é automático, portanto, fazendo a regularização pode votar neste ano.



Agora, os eleitores podem se dirigir até o Cartório Eleitoral (Rua Maurício Cardoso, atrás do Hotel São Luiz) para regularizar a situação e participar da eleição. Após este prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro. Cerca de 9.954 eleitores até o momento precisa regularizar sua situação até 6 de maio.

Cena se tornou comum nos últimos dias, refletindo a questão de deixar tudo para última hora
Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. Para quem não fez o recadastramento biométrico, nem será aplicada a multa de R$ 3,51, que é o valor cobrado para quem não votou em um turno. O prazo também é válido para quem não tirou o título ainda e quer votar pela primeira vez.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que tiver o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).



Após o fim do movimento, os sinais estavam no local, com sacolas, embalagens variadas e resíduos de alimentos deixados pelo público que "posava" nas filas do recadastramento
A biometria em São Gabriel gerou situações inusitadas nos últimos dias, de eleitores passando a noite na fila para pegar ficha para recadastramento por conta de deixar tudo para última hora e até de "venda" de lugar na fila para outros eleitores, além de transtornos para os moradores e comércios do entorno do Cartório. Leitores do site também reclamaram de excesso de lixo deixado na região do Cartório. Agora, é buscar regularização o mais cedo possível. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/03/2020 12h39 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário: