Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Coronavírus: Prefeitura implantará posto de atendimento para sintomas gripais a partir de segunda

Acompanhe nossa cobertura sobre a guerra ao coronavírus

Para matar sua fome, pede uma Baita Pizza em São Gabriel! Clique aqui e saiba mais!

Supermercado Bromberger - O gigante dos preços baixos em São Gabriel!

Participe da promoção "De Malas Prontas" da Dismabe Superauto e ganhe um vale-viagem!

Dia 22 de março - Dia Mundial da Água

Conheça o novo endereço da Pohlmann Móveis em Madeira e Decoração

Se inscreva no Vestibular de Verão da Urcamp - provas com agendamento diário

Hospede-se na Rede de Hotéis Suárez, um hotel sempre perto de você! CLIQUE AQUI PRA FAZER SUA RESERVA

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Matricule-se no Fisk e ganhe um presente!

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Previna-se contra o novo coronavírus - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Se proteja do Coronavírus com as dicas do Sicredi

Studio H de Mana, em novo endereço

Coronavírus: Prefeitura implantará posto de atendimento para sintomas gripais a partir de segunda

Local onde funciona a APAE foi cedido pela entidade e abrigará posto de atendimento para pacientes com sintomas gripais e possível coronavírus, a partir de segunda-feira, 23 de março. Prefeito detalhou medidas e mais uma vez, pediu à comunidade que cumpra as medidas de restrição e higiene para se proteger do vírus, que ainda não tem casos em SG
A Prefeitura de São Gabriel implantará um centro de atendimento provisório para poder atender os casos de sintomas gripais e possíveis sintomas do novo coronavírus (COVID-19) a partir da próxima segunda-feira, 23 de março. A decisão foi anunciada pelo Prefeito Rossano Gonçalves, em entrevista ao site Caderno7 na manhã desta quarta-feira (18), além de reforçar as orientações para a comunidade: evitem tudo o que pode ser evitado, como aglomerações, reuniões e locais fechados.



Rossano reforçou o decreto que foi expedido na noite de segunda-feira, para a suspensão das aulas na rede municipal, assim como as redes particular, estadual, bem como recomendou a suspensão de atividades como em academias, igrejas e outras reuniões e a higienização de locais que recebem público. Mas lembra que o cidadão tem que fazer sua parte. "Estas medidas surtirão efeito se as pessoas tiverem atenção com elas próprias, evitar aglomerações, fazer sua higiene, cuidar de quem é mais suscetível ao vírus, de nada adianta as medidas serem tomadas se o cidadão não fizer a sua parte, por favor", frisam.

Para atender os pacientes de sintomas gripais e que possam ser de coronavírus, a Prefeitura montará uma estrutura que funcionará onde hoje é a APAE-SG (que cedeu o espaço por ter também suspendido as aulas a partir de quinta-feira) e estará ativa a partir de segunda-feira, 23 de março, junto ao Posto central. "Ali será verificado se serão feitos os testes, onde se recomendará repouso, quarentena, enfim, as medidas necessárias para quem tiver sintomas de gripe, para evitar também que as pessoas não procurem nem a Santa Casa e nem as unidades básicas de saúde", afirmando que o local será um QG para atendimento de pessoas com sintomas de gripe.

Sobre a vacinação, que iniciará também na segunda-feira, 23 de março, onde estão previstas a vacinação de 18 mil pessoas dentro dos grupos de risco, a Prefeitura estabelecerá no mínimo, três locais de vacinação para evitar aglomerações e na sexta-feira, serão anunciados os locais. "Se nós vacinarmos com sucesso as pessoas para H1N1, elas não terão gripe e poderão se prevenir do coronavírus", afirmou.

O Prefeito afirma que aguarda ainda o resultado dos exames de coronavírus para uma paciente que esteve no exterior, mas ele pede que pessoas que estiveram no exterior estejam em quarentena em casa, de forma voluntária e que possa acionar a equipe do comitê, nos telefones, mas se não for assim, irão impor, também como para pessoas que tenham ido para São Paulo, porque há as excursões dos sacoleiros. "Se ela não fizer a quarentena, nós vamos atrás. Mas pedimos que as pessoas tenham consciência, pessoas evitem viagens e quem tenha entrado em contato com quem viajou ao exterior, por favor, comunique os telefones do Comitê de Proteção", reforçando que estão se trabalhando com coisa séria.

Rossano ainda reforça que foi recomendado que casas noturnas fossem fechadas e alguns estabelecimentos já obedeceram o pedido, suspendendo suas festas. "Alguns empresários já entenderam nosso pedido, suspenderam suas atividades. Estamos com a fiscalização ativa e seguiremos recomendando que não façam eventos, senão vamos proibir e fechar", sentenciou. O Prefeito ainda disse que o PROCON está agindo para coibir preços abusivos de produtos no comércio, como álcool gel e máscaras. "O PROCON está agindo, mas tem que ser provocado, com as denúncias da comunidade e o comércio que está crescendo os preços, vai ser notificado e até multado", afirmou.


Finalizando, Rossano mais uma vez chama a comunidade para que reforce os cuidados e faça simples medidas de higiene e proteção própria. "Se cuidem, lavem suas mãos, deixe para fazer algo mais adiante, cuide dos seus idosos e por favor, se cuidem e cumpram as medidas que pedimos para evitar a chegada do vírus e sua propagação. A situação é séria e mais grave", finalizou. Os telefones para informações ao Comitê de Proteção são (55) 3237-1361 e 99981-2472. Uma coisa é certa: pessoal, colaborem, façam as medidas de higiene e se cuidem. Só isso.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 18/03/2020 18h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: