27 fevereiro 2020

Suspeita de Coronavírus: Prefeitura de São Gabriel pede tranquilidade à comunidade porque medidas estão sendo tomadas

Em vídeo, o Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves e o Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, falaram sobre as medidas tomadas com a paciente que veio da Europa e que não há motivo para preocupações (foto reprodução/Facebook Prefeitura)
A Prefeitura de São Gabriel emitiu nota oficial na manhã desta quinta-feira (27) sobre os procedimentos que estão sendo realizados com a paciente de 22 anos que chegou com sintomas de infecção respiratória e passou por exames para identificação da gripe que tem, o que é determinado pelo Ministério da Saúde para saber se ela contraiu ou não o Coronavírus. O Prefeito Rossano Gonçalves e o Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, gravaram um vídeo falando sobre a questão, salientando que a internação da paciente foi por precaução por ela ter vindo da Europa.



A paciente foi encaminhada para isolamento domiciliar, com todos os cuidados necessários e está sendo monitorada pela Secretaria, assim como os contatos dela - tudo isso é recomendado pelo Ministério da Saúde. O Secretário salienta que o material foi coletado e enviado para Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen). A análise servirá para confirmar, ou não, a suspeita.

Coirolo informou que a Secretaria se reuniu nesta manhã com equipes da Vigilância Epidemiológica, Santa Casa e enfermagem, além da médica Kátia Raposo Pereira, que coordenou as ações na época do surto de Gripe A. Diferentemente daquela vez, Coirolo destaca que não há motivos para preocupação porque tudo está sendo feito para identificar o tipo de infecção viral que ela tem.

"Como a paciente veio do exterior e procurou o posto de saúde com estes sintomas, seguimos os protocolos do Ministério da Saúde de forma rigorosa e não há motivos para preocupação, não houve disseminação alguma. Reforçamos que o pessoal reforce as medidas de higiene como lavar as mãos, usar álcool gel e evitar contato com pessoas com sintomas de gripe, entre outros", finaliza. Confira as medidas para evitar contágio:

* Evite contato com pessoas com sintonas de gripe
* Lave as mãos com frequência e higienize-as com álcool gel
* Use lenços descartáveis para higiene nasal
* Cubra o nariz e a boca quando espirrar ou tossir
* Evite tocar nos olhos, nariz, mãos ou boca
* Lave as mãos após tossir ou espirrar
* Não compartilhe objetos pessoais
* Mantenha os ambientes bem ventilados

* Use equipamentos de proteção individual no trabalho, principalmente se você for profissional de saúde

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/02/2020 16h23 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.