07 janeiro 2020

Palometas voltam a atacar em Rosário após muitos anos

Feriado da virada de ano teve registros de ataques de palometas a banhistas em Rosário do Sul; cidade já teve surto de ataques destes peixes nos anos 80 (foto Gazeta de Rosário)
Durante a primeira onda de calor em Rosário do Sul, houve relatos de ataques de palometas (peixes carnívoros parecidos com piranhas) no Rio Santa Maria, na Praia das Areias Brancas. Segundo noticiado pelo jornal Gazeta de Rosário, o número de pessoas atacadas teria sido superior a 40. Neste final de semana, duas pessoas procuraram atendimento médico no hospital local.



Os primeiros relatos ocorreram a partir de 31 de dezembro, quando banhistas relataram que foram vítimas de mordidas destes animais. Naquela data foram nove casos. No dia 1º de janeiro, mais de 30 casos foram contabilizados. Os guarda-vidas fizeram os primeiros atendimentos e orientaram os demais banhistas sobre os riscos. A orientação é buscar atendimento médico. Os ferimentos se assemelharam, com pequenos cortes redondos das bocas dos peixes.


As palometas são peixes carnívoros típicos dos rios do Sul do Brasil, Uruguai e Argentina. Na década de 80, houve uma infestação da espécie em Rosário do Sul. Em 2012, em Toropi, no centro do Rio Grande do Sul, vinte pessoas foram atacadas por um cardume de palometas. Na ocasião, o Ibama informou que o baixo nível do rio Toropi e a escassez de comida poderiam ter provocado o ataque. As palometas, apesar de serem espécie carnívora, não tem o hábito de atacar as pessoas que não estejam com algum corte ou ferimento.

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Gazeta de Rosário
Data: 07/01/2020 10h24 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.