27 janeiro 2020

Câmara de Vereadores retira projeto de regulamentação de apps de transporte de pauta

Motoristas de aplicativos de transporte acompanharam sessão extraordinária na manhã de hoje; a pedido deles, Legislativo retirou de pauta o projeto, porque categoria alega não ter sido consultada a respeito da iniciativa
A Câmara de Vereadores de São Gabriel retirou de pauta na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, o Projeto de Lei nº 9/2020, que visa implantar a regulamentação do serviço de transporte motorizado privado por aplicativos (apps de transporte) em São Gabriel. O pedido, segundo o Presidente da Casa Legislativa, Marcos Vieira (PSDB), visa obter um encontro dos representantes da categoria em São Gabriel com o Prefeito Rossano Gonçalves, sob a alegação de não terem sido consultados e nem ouvidos quanto a elaboração do mesmo.



O projeto regulamenta a operação dos motoristas de aplicativos em São Gabriel, normatizando seu funcionamento e licenciamento. A responsabilidade sobre a concessão será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Cidadania, que ainda não tem titular nomeado. Segundo o Projeto, está previsto o recolhimento de uma taxa mensal de fiscalização, correspondente a 20 VRMs.

O projeto ainda prevê monitoramento do trajeto em tempo real e avaliação da qualidade do serviço pelos usuários, além de proibir o embarque de usuários fora dos aplicativos e também de pontos de táxi. Além disso, os motoristas terão que ter carteira de licença individual emitida pelo Órgão Municipal Executivo de Transito - OMETRAN e não ter antecedentes criminais.


Os motoristas dos aplicativos existentes em São Gabriel estiveram presentes à sessão para pedir que os vereadores retirassem de pauta, visto que o projeto não teria sido debatido com a categoria, presente no município com aplicativos como Garupa, Uber e Colabora Mobi. O Executivo justifica com o projeto, regulamentar o setor porque é uma nova realidade e impedir os clandestinos de operar no município. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 27/01/2020 18h18
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.