12 dezembro 2019

RBS TV Santa Maria completa 50 anos nesta sexta-feira

Vanessa Backes, que apresenta o JA local, mostra a marca comemorativa dos 50 anos da RBS TV Santa Maria, que ocorrem nesta sexta-feira, 13 de dezembro (foto arquivo pessoal)
A RBS TV de Santa Maria completa nesta sexta-feira, 13 de dezembro, 50 anos. A emissora foi fundada em 1969 como TV Imembuí, na época em que as afiliadas da então TV Gaúcha (hoje RBS) adotavam nomes regionais. A emissora, que ainda segue no canal 12 e hoje opera em TV digital, foi fundada pelo grupo que mantinha a Rádio Imembuí com o apoio da TV Gaúcha e do Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), José Mariano da Rocha Filho.



Em seus primeiros anos, a TV Imembuí, instalada nos fundos das dependências da Rádio Imembuí, foi marcada pelo amadorismo e pelo caráter artesanal. A emissora estava equipada com duas câmeras Maxwell, uma mesa de controle de som, uma mesa de corte e telecine. Era transmitida do alto do Morro da Caturrita, em Santa Maria, através de um transmissor de micro-ondas. Além dos programas locais produzidos em Santa Maria, a TV Imembuí também transmitia a programação da TV Gaúcha no período da tarde.

Devido à falta de recursos publicitários para prosseguir com as produções locais da emissora, que preenchiam a maior parte da grade da TV Imembuí, em 1973, o controle acionário do canal 12 de Santa Maria passou a ser da TV Gaúcha, de Maurício Sirotsky Sobrinho, o que marcou o início de uma nova fase na emissora. Em 9 de setembro de 1973 a TV Imembuí passou a integrar o Grupo RBS. Ao se juntar ao grupo, também passou a ser afiliada à Rede Globo, retransmitindo a programação estadual da TV Gaúcha e a programação nacional da Rede Globo, produzidas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro, respectivamente.

A RBS TV Santa Maria fez parte de vários momentos da história da região Central. São Gabriel integra a emissora desde os anos 80, onde constantemente tem reportagens sendo veiculadas aqui, além de Rosário do Sul (que era da RBS TV Bagé), Santa Margarida e Vila Nova do Sul - ao todo, 25 municípios fazem parte da região de cobertura de Santa Maria. Desde agosto de 2019, a emissora passou a abranger no Jornal do Almoço a região da RBS TV Uruguaiana, na chamada região Centro-Oeste do Estado, dentro da incorporação das equipes regionais de jornalismo.

Atualmente, a equipe de reportagem é composta pelos jornalistas Fabiana Lemos, Vanessa Backes, Mauricio Rebellato e Tiago Guedes. O telejornalismo local é coordenado por Luís Eduardo Silva, que já residiu em São Gabriel e fazia diretamente várias reportagens por aqui. Por algumas vezes, há conexões com a Rádio Gaúcha Santa Maria, que funciona no mesmo prédio, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho, no Bairro Patronato. Parabéns aos colegas da RBS TV Santa Maria pela data!


Informações: Wikipédia

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/12/2019 09h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.