04 novembro 2019

Defesa Civil drena pequena barragem em assentamento no interior de São Gabriel

Defesa Civil age para reparar barramento de água em assentamento no sul do município e monitora situação; mas informação acabou sendo distorcida e muitos acharam que problema era na VAC-4, o que não procede (foto divulgação Defesa Civil)
Confusão de informações gerou boatos e apreensão entre gabrielenses

Uma informação veiculada em rede estadual gerou boatos, foi mal-interpretada e deu margem a "fake news" agora à noite em São Gabriel. A notícia é de que a Defesa Civil está atuando para impedir a queda de um talude em um barramento no assentamento Conquista do Caiboaté, no interior do município, com drenagem na água. Acontece que a notícia foi mal-interpretada e deu origem a boatos infundados onde tanto a Prefeitura quanto o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tiveram de emitir notas de esclarecimento para tranquilizar a população.



Boatos confundiram esta barragem com a VAC-4, gerando apreensão na comunidade após a reportagem ter sido veiculada pela RBS TV. A "barragem" em questão é, na verdade, um barramento de pequeno porte, utilizado para lavoura de arroz, na Comunidade 01 do Assentamento, e não se confunde com a barragem VAC 4, que é lindeira ao mesmo assentamento e abastece a zona urbana do município, administrada por um consórcio privado que presta contas ao Governo do Estado. O barramento é que teve a taipa erodida por conta das chuvas e que passou por drenagem de águas para ser reparado. A reportagem não estava incorreta, mas a interpretação foi equivocada por parte de alguns, que "espalharam fake news".


Tanto a Prefeitura quanto o Incra emitiram notas informando que a barragem que teve a taipa parcialmente avariada não e nunca foi a VAC-4, mas uma barragem menor e que não traz perigos ao município. Comentários vinculados em redes sociais sobre um suposto rompimento da VAC-4, não passam de boatos. Para "turbinar" os boatos e fake news, uma notícia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente misturou fotos e informações de outras barragens, colaborando para o desencontro de informações. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 04/11/2019 23h11
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.