03 novembro 2019

13ª Companhia de Comunicações Mecanizada comemora 77 anos

Comemorações dos 77 anos da unidade militar, que ocorrem em 31 de outubro, foram abertas na última sexta-feira, 1º de novembro, com solenidade militar
Na última sexta-feira (1º) a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, também conhecida como "Praça Forte de Caxias" abriu as comemorações dos 77 anos de fundação com a tradicional formatura alusiva, as homenagens de Amigo da unidade militar e a homenagem dos ex-combatentes. Autoridades civis e militares se fizeram presentes à ocasião para prestigiar o aniversário da unidade, comandada pelo Major Eduardo Bordignon Lucchini.

Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e demais unidades militares de São Gabriel se fizeram presentes à solenidade

Evento também contou com grande número de convidados
A solenidade, como de praxe, aconteceu na pista de formatura em frente ao aquartelamento histórico fundado em 31 de outubro de 1942. A instituição também entregou títulos de "Amigo da 13ª Cia Com Mec" para autoridades, empresários e pessoas que colaboraram com os trabalhos da unidade. O comandante da unidade, Major Lucchini, destacou a importância da Companhia para a história do País, Estado e da cidade, estando presente também no apoio aos desabrigados das recentes cheias do Rio Vacacaí, onde seu terreno também costeia.

Estiveram presentes o Prefeito Rossano Gonçalves, o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Coronel Júlio César Palú Baltezan, o presidente do Legislativo, Adão Santana, entre outros convidados. Ex-combatentes desfilaram antes da tropa, relembrando os tempos de serviço militar na unidade. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa e um coquetel. Mas as comemorações não param por aí, em 14 de novembro, o quartel realiza Jantar-baile dos 77 anos no Clube do 9º RCB.

Histórico foi declamado pelo tenente Gabriel, a bordo de uma viatura Urutu

Unidade homenageou parceiros com o diploma de "Amigo da 13ª Cia Com Mec"

Major Luchinni destacou o trabalho realizado pela unidade em prol da comunidade gabrielense ao longo de sua história

Ex-integrantes desfilaram antes da tropa, em homenagem à unidade militar
Breve histórico
A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte).

Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações.

Nos anos 2000, ela recebe a denominação atual, recebendo ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro. Segundo o historiador Osorio Santana Figueiredo, a unidade também era conhecida como "quartel dos baianos" por receber muitos militares de carreira oriundos do Nordeste brasileiro ao longo de sua história.

Confira a transmissão da solenidade:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/11/2019 18h41
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.