Esquenta EAD Urcamp - A condição que vai aquecer sua carreira! CLIQUE AQUI!

Páscoa Peruzzo - Recheada de ofertas para você

Painéis Solares A Elétrica - Energia Solar em até 120x

Urbano 60 anos - Parte da família da gente!

Clínica Imuniza - Muito mais do que vacinar, cuidar do seu bem estar - CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS

Faça seu cartão Cauzzo e tenha os melhores profissionais para sua saúde

Faça seu Plano Safra com o Sicredi

Use Odontologia em São Gabriel - saúde bucal para você e sua família

Anúncio Dra Ana Paula Ross

03 novembro 2019

13ª Companhia de Comunicações Mecanizada comemora 77 anos

Comemorações dos 77 anos da unidade militar, que ocorrem em 31 de outubro, foram abertas na última sexta-feira, 1º de novembro, com solenidade militar
Na última sexta-feira (1º) a 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada, também conhecida como "Praça Forte de Caxias" abriu as comemorações dos 77 anos de fundação com a tradicional formatura alusiva, as homenagens de Amigo da unidade militar e a homenagem dos ex-combatentes. Autoridades civis e militares se fizeram presentes à ocasião para prestigiar o aniversário da unidade, comandada pelo Major Eduardo Bordignon Lucchini.

Comando da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e demais unidades militares de São Gabriel se fizeram presentes à solenidade

Evento também contou com grande número de convidados
A solenidade, como de praxe, aconteceu na pista de formatura em frente ao aquartelamento histórico fundado em 31 de outubro de 1942. A instituição também entregou títulos de "Amigo da 13ª Cia Com Mec" para autoridades, empresários e pessoas que colaboraram com os trabalhos da unidade. O comandante da unidade, Major Lucchini, destacou a importância da Companhia para a história do País, Estado e da cidade, estando presente também no apoio aos desabrigados das recentes cheias do Rio Vacacaí, onde seu terreno também costeia.

Estiveram presentes o Prefeito Rossano Gonçalves, o comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Coronel Júlio César Palú Baltezan, o presidente do Legislativo, Adão Santana, entre outros convidados. Ex-combatentes desfilaram antes da tropa, relembrando os tempos de serviço militar na unidade. A solenidade foi encerrada com o desfile da tropa e um coquetel. Mas as comemorações não param por aí, em 14 de novembro, o quartel realiza Jantar-baile dos 77 anos no Clube do 9º RCB.

Histórico foi declamado pelo tenente Gabriel, a bordo de uma viatura Urutu

Unidade homenageou parceiros com o diploma de "Amigo da 13ª Cia Com Mec"

Major Luchinni destacou o trabalho realizado pela unidade em prol da comunidade gabrielense ao longo de sua história

Ex-integrantes desfilaram antes da tropa, em homenagem à unidade militar
Breve histórico
A instituição surgiu em 31 de outubro de 1942, quando como subunidade do então 1º Batalhão de Transmissões, a 2ª Companhia de Transmissões deu origem à 14ª Companhia Independente de Transmissões por meio do Decreto-Lei nº 4.905, em Natal (Rio Grande do Norte).

Após a 2ª Guerra Mundial, a Companhia se desloca para São Gabriel por determinação do Ministro da Guerra, onde sofre várias reestruturações até 1953, quando recebe a denominação de 13ª Companhia de Comunicações.

Nos anos 2000, ela recebe a denominação atual, recebendo ainda várias modificações em sua estrutura, dentro do padrão de qualidade do Exército Brasileiro. Segundo o historiador Osorio Santana Figueiredo, a unidade também era conhecida como "quartel dos baianos" por receber muitos militares de carreira oriundos do Nordeste brasileiro ao longo de sua história.

Confira a transmissão da solenidade:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/11/2019 18h41
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.