08 outubro 2019

Caixa suspende financiamento para obras e São Gabriel terá que aguardar

Caixa informou que suspendeu temporariamente novas liberações do FINISA, entre elas o pedido de São Gabriel; por enquanto, só asfaltamento com recurso do Badesul será realizado (foto arquivo C7/ilustrativa)
Uma notícia pegou a Prefeitura de São Gabriel (e outros municípios) de surpresa nos últimos dias. A Caixa Econômica Federal suspendeu temporariamente a oferta do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), recurso que a Prefeitura pleiteava conseguir um valor de R$ 18 milhões para asfaltamento de cerca de 200 quadras na zona urbana de São Gabriel. O Prefeito Rossano Gonçalves e secretários lamentaram a decisão da Caixa e informaram por redes sociais que estão trabalhando para que a instituição reverta a suspensão. A Superintendência Regional informou que a suspensão é momentânea.



A reportagem buscou informações junto a Caixa por sua assessoria de imprensa. Segundo o Gerente Regional da Superintendência Regional do Centro Gaúcho, Giovani Fantinel, por e-mail, a liberação não ocorrerá neste momento não por causa do município, mas por questões envolvendo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Não somente São Gabriel, mas vários municípios que iriam buscar recursos também tiveram a liberação suspensa.

"No que se refere à  proposta em andamento do Município de São Gabriel, esta foi, juntamente com as demais propostas de outros municípios, suspensa em razão do esgotamento do limite de endividamento com garantia do Fundo de Participação dos Municípios, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, que impede a contratação da operação neste momento", afirmou em comunicado, destacando também que a proposta de São Gabriel está com os documentos em conformidade, mas que tão logo seja possível, o contrato estará sendo assinado, afirmou Fantinel.


Entramos em contato com o Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, mas até o momento, não nos foi retornado o contato - mas há a informação de que está sendo buscada a reversão da suspensão junto aos deputados federais e Ministérios. Com isso, o financiamento será liberado assim que a Caixa der novamente o "sinal verde" para os municípios o solicitarem. Portanto, o asfaltamento de 200 quadras ainda terá que esperar. Quanto aos recursos do Badesul, a previsão é que em 30 dias as obras comecem, segundo informações do Secretário de Obras, Ricardo Júnior, via redes sociais. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 08/10/2019 09h41 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.