Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

CarnaBagual Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Pesk Pague Tiaraju - sua opção de lazer em São Gabriel

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

CarnaBagual Peruzzo!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

08 outubro 2019

Caixa suspende financiamento para obras e São Gabriel terá que aguardar

Caixa informou que suspendeu temporariamente novas liberações do FINISA, entre elas o pedido de São Gabriel; por enquanto, só asfaltamento com recurso do Badesul será realizado (foto arquivo C7/ilustrativa)
Uma notícia pegou a Prefeitura de São Gabriel (e outros municípios) de surpresa nos últimos dias. A Caixa Econômica Federal suspendeu temporariamente a oferta do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), recurso que a Prefeitura pleiteava conseguir um valor de R$ 18 milhões para asfaltamento de cerca de 200 quadras na zona urbana de São Gabriel. O Prefeito Rossano Gonçalves e secretários lamentaram a decisão da Caixa e informaram por redes sociais que estão trabalhando para que a instituição reverta a suspensão. A Superintendência Regional informou que a suspensão é momentânea.



A reportagem buscou informações junto a Caixa por sua assessoria de imprensa. Segundo o Gerente Regional da Superintendência Regional do Centro Gaúcho, Giovani Fantinel, por e-mail, a liberação não ocorrerá neste momento não por causa do município, mas por questões envolvendo o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Não somente São Gabriel, mas vários municípios que iriam buscar recursos também tiveram a liberação suspensa.

"No que se refere à  proposta em andamento do Município de São Gabriel, esta foi, juntamente com as demais propostas de outros municípios, suspensa em razão do esgotamento do limite de endividamento com garantia do Fundo de Participação dos Municípios, gerido pela Secretaria do Tesouro Nacional, que impede a contratação da operação neste momento", afirmou em comunicado, destacando também que a proposta de São Gabriel está com os documentos em conformidade, mas que tão logo seja possível, o contrato estará sendo assinado, afirmou Fantinel.


Entramos em contato com o Prefeito de São Gabriel, Rossano Gonçalves, mas até o momento, não nos foi retornado o contato - mas há a informação de que está sendo buscada a reversão da suspensão junto aos deputados federais e Ministérios. Com isso, o financiamento será liberado assim que a Caixa der novamente o "sinal verde" para os municípios o solicitarem. Portanto, o asfaltamento de 200 quadras ainda terá que esperar. Quanto aos recursos do Badesul, a previsão é que em 30 dias as obras comecem, segundo informações do Secretário de Obras, Ricardo Júnior, via redes sociais. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 08/10/2019 09h41 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.