Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Vestibular Urcamp - Para todo o caminho, o melhor de ti

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

São João é no Peruzzo! Vem fazer a festa nas ofertas!

Faça um Seguro de Vida e concorra a prêmios no Sicredi!

03 setembro 2019

Criança de 2 anos morre vítima de meningite bacteriana

Criança que era aluna da Escola Municipal Nossa Senhora Menina e veio a falecer nesta madrugada, vítima de meningite bacteriana
Uma criança de dois anos, aluna da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora Menina, morreu nesta madrugada desta terça (3) vítima de meningite bacteriana (ou meningocócica como também é conhecida). A morte comoveu a comunidade gabrielense e colocou as Secretarias de Educação e Saúde em alerta. Uma reunião na parte da manhã com pais dos alunos da escola vai passar orientações sobre como agir em relação à doença.



Ela foi diagnosticada com a doença na última sexta-feira e transferida para Porto Alegre, onde veio a falecer. O caso vinha sendo até então tratado como uma virose. Segundo o Secretário Sildo Cabreira, esta conversa será realizada com profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, na parte da manhã, na sede da Escola Nossa Senhora Menina.

A Secretaria decidiu por não suspender as atividades e aumentar os cuidados no local. Estes passaram a ser redobrados com a higiene, que já era praticada no local, agora foi ampliada, com a esterilização não somente de objetos, o que já seria feito diariamente, mas em toda a Escola que passou por limpeza e esterilização. A morte da criança chocou a todos nas redes sociais, visto que seus pais são conhecidos na comunidade e gerou manifestações de pesar, ainda mais pela perda prematura.

O que é a meningite bacteriana?
Meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação das meninges causada por bactérias. Mais de 80% dos casos de meningite são provocados por infecção bacteriana. Três bactérias podem causar meningite bacteriana. Elas são Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae. Essas três encontram-se normalmente no meio ambiente e podem inclusive viver no nariz ou no aparelho respiratório de uma pessoa sem provocar qualquer dano.

De maneira ocasional, estes organismos infectam o cérebro sem que se possa identificar a razão disso. Em outros casos, a infecção se dá por meio de uma ferida na cabeça, ou pode ser provocada, ainda, por uma anomalia do sistema imunológico. A doença também é mais comum em crianças de um mês a dois anos de idade e ocorre com mais frequência no inverno ou na primavera.


Os sintomas incluem febre alta e calafrios, alterações do estado mental, náusea e vômitos, áreas roxas como machucados, erupções e pontos vermelhos, sensibilidade à luz, dor de cabeça forte, pescoço rígido, fontanelas (moleiras) protuberantes, perda de consciência, alimentação deficiente ou irritabilidade em crianças, respiração acelerada e postura incomum com a cabeça e o pescoço arqueados para trás. O diagnóstico precisa ser imediato, podendo levar à morte. O seu tratamento é com antibióticos apropriados contra a doença.

Fonte: site Minha Vida

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 03/09/2019 19h08 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.