19 agosto 2019

Prefeitura anuncia busca de financiamento para asfaltar mais 200 quadras em São Gabriel

Rossano anunciou novo projeto de financiamento para asfaltar mais de 200 quadras em São Gabriel; bairros sem calçamento serão beneficiados e agora, falta a autorização do Legislativo para que Executivo busque recurso junto à Caixa
Após conseguir financiamento junto ao Badesul para asfaltamento de 80 quadras da cidade - que segundo previsões, iniciará daqui a 40 dias - no valor de 5 milhões de reais, a Prefeitura de São Gabriel prepara um projeto considerado ambicioso e que deverá melhorar a qualidade de vida da comunidade. Em entrevista exclusiva ao site Caderno7, o Prefeito Rossano Gonçalves anunciou que o Executivo estará buscando novo financiamento junto à Caixa Econômica Federal para obter 18 milhões de reais para asfaltar cerca de 200 quadras - somado com as do Pimes, a cidade deverá chegar a mais de 300 quadras asfaltadas. O estudo está pronto e falta agora, a autorização da Câmara de Vereadores para que o Executivo busque este financiamento que deverá ser pago em dez anos e não chegará a comprometer 2% do orçamento.



Rossano salientou que após pagar 37 miilhões em dívidas, a Prefeitura está com o "nome limpo" e recuperou sua capacidade de endividamento para conseguir investimentos diversos. "Estivemos pagando este montante de dívidas nestes dois primeiros anos e agora, podemos buscar investimentos para a comunidade. Estamos numa situação bem melhor que várias cidades e agora vamos investir na comunidade", frisando que este asfaltamento, somado com o do financiamento do Badesul, poderá chegar a mais de 300 quadras em São Gabriel. O recurso será de um programa chamado Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), produto lançado pela Caixa em 2012 para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia.

Este asfaltamento terá três modalidades: asfalto em cima de asfalto (para recuperar vias de maior fluxo e que já estão danificadas pelo tempo), asfalto em cima de calçamento de pedra (para modernizar as vias existentes) e asfaltamento com microdrenagem (canalização) nos bairros e vilas da cidade. "A Caixa informou que a partir de 2020, não financiará mais unidades do 'Minha Casa, Minha Vida' em ruas sem pavimentação, e vamos priorizar os bairros que ainda não tem asfaltamento, como o Novo Horizonte, Esplanada, Vieira, Dr. Dácio, Santa Izabel, Centenário, Mato Grosso, entre outros, além das principais vias e locais que ainda falta asfalto, além dos pontos estratégicos de fluxo de transporte urbano. Serão mais de 15 mil pessoas que serão beneficiadas com estas obras", pontua.


Para garantir a aprovação de forma mais rápida possível, o Prefeito se reuniu com os vereadores da situação e irá à Câmara nesta segunda-feira, 19 de agosto. "Serão obras que vão gerar empregos e fazer mais dinheiro circular em nossa comunidade, e podemos inserir mais ruas dependendo de novos estudos. Agora, precisamos que os vereadores aprovem nosso pedido para ir buscar este financiamento e se tudo der certo, em até 30 dias, estaremos oficializando este recurso. Pavimentamos 50% da cidade em nossas gestões e vamos ir mais longe", finalizou. O Prefeito irá nesta segunda, por volta das 11h50 na Câmara de Vereadores para se reunir com os edis para apresentar o projeto. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 19/08/2019 09h03 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.