 |
Evento, que iniciou na terça, tem programação variada com palestras, expositores e demais atrações para o setor supermercadista e visitantes até quinta no Centro de Eventos da FIERGS |
Em um clima de otimismo pautado por uma série de reivindicações para o setor supermercadista, a 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados - ExpoAgas 2019 começou nesta terça-feira (20), no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, com a presença de 372 expositores e com previsão de mais de 48 mil visitantes até esta quinta-feira. O site
Caderno7 acompanha o evento por meio da parceria entre a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS) e a Associação dos Portais de Notícias Independentes do Interior do Estado (APNI-RS), que franqueou hospedagem e credenciamento além da divulgação do evento em seus portais integrantes.
 |
Autoridades se fizeram presentes à abertura oficial na manhã de terça-feira |
 |
Presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogerio Sauthier, foi um dos homenageados pela AGAS |
O evento teve sua cerimônia de abertura no Teatro do SESI, com a presença de um grande público e várias homenagens. Entre elas, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas), com o prêmio "Supermercadista Honorário", por ter atuado para a aprovação da MP 881, chamada de Medida de Liberdade Econômica, considerada um dos alicerces para a construção de um novo cenário de desenvolvimento econômico do Brasil. O presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, destacou o momento que o Brasil vive e que a feira proporciona crescimento e grandes negócios, não impulsionando somente o setor dos supermercados. Ele também defendeu a convicção no Governo Federal para realizar as reformas que o país precisa.
O presidente da cooperativa Santa Clara, de Carlos Barbosa, Rogerio Bruno Sauthier, foi homenageado com a Medalha Don Charles Bird por reconhecimento pelas contribuições prestadas pelo setor cooperativista ao crescimento econômico do Estado. Após a série de discursos e protocolo, aconteceu a palestra magna com a jornalista Glória Maria, com o tema "É preciso se reinventar", onde através das experiências de vida que ela teve na carreira, com situações perigosas e inusitadas, ela quis mostrar que é preciso sempre se renovar. "A vida tem seu lado B, da barra pesada, e que nos faz crescer e melhorar. Se a gente continuar na zona de conforto, a gente não vive", afirmou. O segredo é não ter medo de ousar, não ter ideias pré-concebidas que limitam as possibilidades, ter experiências, correr riscos e nunca perder o senso de humor, foram as dicas dadas pela apresentadora.
 |
Primeiro dia teve palestra magna com a jornalista Glória Maria, sobre os desafios de se reinventar constantemente na vida e carreira |
 |
Ela também falou dos "memes" seus, com bom humor |
À tarde, a Feira de Negócios, no Centro de Eventos da FIERGS, recebeu o público visitante. Não era difícil não ver estandes lotados onde os presentes eram bem recebidos e queriam saber mais das marcas. Do lado de fora, visitas técnicas, palestras e outras atrações também atraíram o público.
A quarta-feira, segundo dia de evento, começou com as palestras de Mike Ross, especialista em vieses cognitivos e comportamento do consumidor, onde em sua palestra, ele abordou o porque o cliente realiza determinadas escolhas, no Teatro do SESI lotado. E na sequência, o professor Clovis de Barros Filho falou sobre a importância da confiança para o sucesso das empresas. Na tarde desta quinta, outra grande atração será a atriz Claudia Raia, às 15h, no mesmo local, onde falará do tema "Nas raias do empreendedorismo", sobre como é empreender enquanto produtora cultural e mulher, abordando sua trajetória como artista desde os 19 anos. A quinta-feira, último dia, terá palestras com o jornalista Alexandre Garcia, com o tema "O Brasil em 2020, Cenários políticos e impactos no consumo" e Márcio Atalla, com "Bem-Estar Pessoal e Profissional".
 |
Na feira de negócios, visitação do público é grande |
 |
Espaço tem mais de 370 expositores que deverão receber mais de 48 mil pessoas |
 |
Na palestra da manhã de quarta, Mike Ross falou sobre como os consumidores tomam suas decisões do que comprar levados por vários fatores cognitivos |
A Expoagas deverá reunir 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, com a previsão de movimentação de R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países. Para oportunizar mais espaço a empresas de diferentes portes, além do espaço no térreo do pavilhão do Centro de Eventos Fiergs, haverá: o Espaço Premium onde ficava a imprensa em anos anteriores, no primeiro andar do pavilhão da feira, com a presença da Nestlé, patrocinadora master do evento; o Espaço Vip, no segundo andar, onde ficava o CAT, com salas de atendimento de algumas empresas; e, ao seu lado, o Circuito de Negócios, onde também estará um segundo ponto para a troca de cupons referente ao sorteio do veículo.