Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Páscoa Premiada Peruzzo - participe!

Ajude o Rio Grande do Sul neste momento difícil! O Sicredi está nessa!

09 agosto 2019

Amfro realiza Debate sobre o futuro do arroz na Fronteira Oeste

Evento foi o primeiro voltado a debates e teve como tema a crise envolvendo o setor orizícola, que passa por baixa dos preços perante a soja
A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) realizou nesta sexta-feira (9) em São Gabriel, um amplo debate sobre a situação do arroz na região, composta pelos treze municípios, visto que o preço do produto está cada vez mais desvalorizado. Na pauta, a posição dos prefeitos em apoio ao setor orizícola que é a base econômica dos municípios da região, em um fórum que ocorreu na Casa do Sindicato Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a manhã e que teve a participação do Senador da República, Luiz Carlos Heinze (Progressistas), que chegou no final do evento.



Evento aconteceu na Casa do Sindicato Rural no Parque Assis Brasil e contou com prefeitos e representantes dos treze municípios integrantes

Os debates que ocorreram durante a manhã geraram a "Carta de São Gabriel" pedindo medidas das autoridades federais e estaduais para maior apoio à cadeia produtiva orizícola 
Um manifesto foi aprovado pelos prefeitos, contextualizando a situação no Estado que conta com mais de nove mil lavouras de arroz e em torno de 12 mil produtores “literalmente pagando para trabalhar”, afirmou o manifesto de São Gabriel, feito ao final do evento. A preocupação é com a crise que se apresenta no setor orizícola.

Os prefeitos da AMFRO, presidida pelo Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, preocupados com o maior endividamento dos produtores que pagam para trabalhar sem vislumbrarem um futuro de prosperidade, afirmam que a região representa 16,4 % do território gaúcho, em que cinco municípios da Fronteira Oeste estão entre os 10 maiores produtores de arroz do Estado.


A luta é no sentido de conscientizar as autoridades estaduais e federais para maior apoio à cadeia produtiva orizícola, através do fortalecimento e ampliação do mercado e uma ação conjunta envolvendo produtores, governo, indústria e centros de distribuição. Participaram prefeitos dos treze municípios integrantes da entidade, mais o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/08/2019 17h58 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.