09 agosto 2019

Amfro realiza Debate sobre o futuro do arroz na Fronteira Oeste

Evento foi o primeiro voltado a debates e teve como tema a crise envolvendo o setor orizícola, que passa por baixa dos preços perante a soja
A Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro) realizou nesta sexta-feira (9) em São Gabriel, um amplo debate sobre a situação do arroz na região, composta pelos treze municípios, visto que o preço do produto está cada vez mais desvalorizado. Na pauta, a posição dos prefeitos em apoio ao setor orizícola que é a base econômica dos municípios da região, em um fórum que ocorreu na Casa do Sindicato Rural no Parque de Exposições Assis Brasil, durante a manhã e que teve a participação do Senador da República, Luiz Carlos Heinze (Progressistas), que chegou no final do evento.



Evento aconteceu na Casa do Sindicato Rural no Parque Assis Brasil e contou com prefeitos e representantes dos treze municípios integrantes

Os debates que ocorreram durante a manhã geraram a "Carta de São Gabriel" pedindo medidas das autoridades federais e estaduais para maior apoio à cadeia produtiva orizícola 
Um manifesto foi aprovado pelos prefeitos, contextualizando a situação no Estado que conta com mais de nove mil lavouras de arroz e em torno de 12 mil produtores “literalmente pagando para trabalhar”, afirmou o manifesto de São Gabriel, feito ao final do evento. A preocupação é com a crise que se apresenta no setor orizícola.

Os prefeitos da AMFRO, presidida pelo Prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, preocupados com o maior endividamento dos produtores que pagam para trabalhar sem vislumbrarem um futuro de prosperidade, afirmam que a região representa 16,4 % do território gaúcho, em que cinco municípios da Fronteira Oeste estão entre os 10 maiores produtores de arroz do Estado.


A luta é no sentido de conscientizar as autoridades estaduais e federais para maior apoio à cadeia produtiva orizícola, através do fortalecimento e ampliação do mercado e uma ação conjunta envolvendo produtores, governo, indústria e centros de distribuição. Participaram prefeitos dos treze municípios integrantes da entidade, mais o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto de Freire Gonçalves. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 09/08/2019 17h58 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.