 |
Vice-Ministro de Assuntos Fundiários do Governo Federal, Nabhan Garcia esteve em São Gabriel neste final de semana e se reuniu com produtores rurais na manhã de segunda-feira, onde anunciou uma série de medidas para mudar o sistema da reforma agrária no País |
Neste domingo e segunda-feira, São Gabriel recebeu uma visita de peso: o Vice-Ministro da Agricultura e de Assuntos Fundiários do Governo Federal, Luiz Antônio Nabhan Garcia esteve no município para reunião com os produtores rurais, Sindicato Rural e na Prefeitura Municipal. Ele anunciou que o Governo Federal vai fazer um "pente-fino", concedendo títulos de propriedade de terras para assentados na reforma agrária no País para quem realmente produz e que irá "expulsar" quem não cumprir a finalidade do uso de terras.
 |
Encontro aconteceu na Casa do Sindicato Rural no Parque Assis Brasil, na manhã desta segunda-feira |
Garcia chegou na noite de domingo (16) à São Gabriel, onde foi recepcionado inicialmente pelo Presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira e o Presidente da Associação dos Arrozeiros, Paulo Lederes e mais tarde, em um churrasco organizado por Aldo Machado, presidente da Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho e Federação Apícola do Estado, além de várias autoridades. Na manhã de segunda (17), o dirigente se reuniu com produtores na Casa do Sindicato no Parque Assis Brasil e anunciou medidas para mudar a reforma agrária no País, que segundo ele, "está há 35 anos em um sistema completamente errado", frisou.
 |
Nabhan ainda se reuniu com o Prefeito Rossano Gonçalves no final da manhã, onde se colocou à disposição do município e recebeu carta de reivindicações |
Ele afirmou que o Governo Bolsonaro reformulará o sistema fundiário no País, reorganizando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), além da mudança de critérios de concessão de terras para quem realmente quer produzir e desmantelar os grupos que terceirizam as terras para outros com objetivo de lucro próprio. "Vamos fiscalizar os assentamentos. Quem não estiver produzido, vai ser expulso das terras e dar lugar para quem quer trabalhar de verdade", afirmou. Garcia também recebeu denúncias de abigeato e outros crimes que estão ocorrendo dentro dos assentamentos, o que motivou a formação de uma equipe para atuar em crimes rurais por parte da Polícia Civil, onde vários casos estão sendo investigados.
Logo após, o Secretário esteve reunido com o Prefeito Rossano Gonçalves no Palácio Plácido de Castro, onde afirmou a disposição de ser parceiro do município e de instalar um escritório do INCRA em São Gabriel. Uma carta de reivindicações foi entregue por Rossano à Garcia, que o convidou para visitar o Ministério em Brasília e se colocou à disposição como parceiro do município. Uma carta de reivindicações foi entregue pelo Prefeito ao dirigente ministerial.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 17/06/2019 15h08
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com