Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Urcamp Portas Abertas inicia com estudantes da Educação Infantil

Colégio Perpétuo Socorro, 110 anos de história a serviço da educação

Papelaria Saldanha agora em novo endereço

Vem aí a CVC em São Gabriel, a partir de 3 de junho

Inaugura nesta quinta em São Gabriel Lojão dos 10 Reais

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça sua Pós-Graduação na Unopar

Jogue Limpo com a sua Cidade - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Urcamp Portas Abertas inicia com estudantes da Educação Infantil

Pequenos da Educação Infantil do Colégio Espírito Santo, de Bagé, conheceram o Campus Central da Urcamp (fotos Chrystian Ribeiro/Especial C7)
O que você quer ser quando crescer? A pergunta inevitável, que, em algum determinado momento da vida, nutri nossa expectativa, pode começar a ampliar o horizonte de um estudante de cinco anos, por exemplo. E se unir algumas profissões, de uma maneira lúdica, divertida e atraente, o entendimento do pequeno aluno pode ficar ainda mais amplo. Ele enxerga a Instituição Comunitária de Ensino Superior, com seu olhar infantil, mas sabendo que ali se formam pessoas que irão trabalhar dentro das suas aptidões, com aquilo que vai lhes dar sustento, dignidade, independência financeira. Parece complexo para um estudante de cinco anos, mas ele consegue ver muito além do que a gente às vezes imagina.



Pensando assim, a Urcamp, antes de abrir suas portas com visitas guiadas aos estudantes do ensino médio, resolveu começar pelos pequenos. Iniciar pela base do ensino. E nessa primeira ação, se constata a grande interação que os alunos do pré do Ensino Fundamental tiveram com a Instituição. Os primeiros a visitarem as instalações novas, remodeladas e ampliadas, dentro do projeto “Urcamp Portas Abertas”, foram os estudantes do Colégio Espirito Santo, num total de 96 alunos, com idades de cinco anos. Acompanhados pelos seus professores, uma equipe da Urcamp se revezou nas apresentações de alguns setores, laboratórios e até da Reitoria.

O roteiro pela Instituição começou pela Brinquedoteca, que é uma extensão do Curso de Pedagogia. Eles puderam interagir com a professora Josefa Souza, pedagoga com larga experiência na formação de pedagogos e do universo infantil, como um todo. Com materiais recicláveis, as crianças conheceram alguns brinquedos produzidos pelos acadêmicos e se divertiram com o vai e vem e a tradicional peteca, dentre outros utensílios criados para embasar a formação de futuros professores.

No laboratório de Ciências Biológicas, a curiosidade dos pequenos era grande

Reitora Lia Quintana recebeu as crianças em seu gabinete e ouviu a todos sobre o que querem ser quando crescer
Em seguida, foram conduzidos ao Laboratório de Ciências Biológicas. Ali, tiveram contato com um universo, onde a biodiversidade é o elemento principal. Conheceram bichos empalhados que servem para estudo, como extenso material com amostragens de insetos, invertebrados, cobras, aranhas e puderam até pesquisar com a utilização do microscópio.

Em meio a esse olhar novo, uma pausa para conhecer a Reitora. Os estudantes foram recebidos pela professora Lia Quintana, que é sabidamente adepta a crianças. A Reitora fez questão de ser fotografada com todos, ouviu as tendências sobre as futuras profissões e distribuiu balas em seu gabinete.

No laboratório de Nutrição e Gastronomia, as quatro turmas foram recebidas pelas nutricionistas Mônica Palomino de Los Santos, que coordena o curso de Nutrição, e Reni Rockenbach. Elas explicaram a importância dos alimentos e classificaram cada categoria numa pirâmide, como forma de facilitar a compreensão e o balanceamento certo de cada um, numa dieta saudável. Depois eles degustaram um bolo cheio de nutrientes preparado pelos estudantes da Urcamp.

O desfecho foi no Laboratório do curso de Farmácia, onde foram conduzidos por acadêmicos e professores. Os farmacêuticos e docentes da ICES, Patricia Albano Mariño e Rafael Reis, revezaram-se em dois momentos: um sobre a explicação de como se processam e são produzidos os medicamentos, e outro focado no estudo e na pesquisa, tão estimulados dentro da graduação.


O Urcamp Portas Abertas terá continuidade, com visitas guiadas dentro da Instituição e suas extensões até o final do ano, com agendamentos prévios por parte das escolas de âmbito público e privado. É a Urcamp sendo cada vez mais comunitária e se inserindo na construção do conhecimento da região, através da educação.

Reportagem: Chrystian Ribeiro/Ascom Urcamp/Especial 
Data: 06/06/2019 15h39 
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: