![]() |
Fim de um drama: após setenta dias de aflição, vereador rosariense Jair Mendes (direita) foi absolvido e poderá seguir no mandato (foto divulgação) |
A cassação recebeu oito votos favoráveis, mas eram necessários nove para que ele perdesse o mandato, o que não aconteceu. Alívio e justiça foram os sentimentos do parlamentar, que teve apoio da comunidade rosariense.
O caso foi porque após denúncia feita por um cidadão - segundo aliados do vereador, orientado por agentes políticos por estar sendo um dos principais opositores do atual Governo Municipal - ele foi alvo da CPP, que visava cassá-lo por ter cometido uma suposta infração administrativa e um suposto crime de desvio de verbas. Mendes afirmou que a denúncia apresentada não diz a verdade, que suas diárias foram devidamente comprovadas e não houve desvio de verbas ou prejuízo ao erário público, onde ele doou a merenda para as escolas.
A sessão que decidiria a cassação aconteceu na manhã de hoje e teve as manifestações de acusação e defesa do vereador. Para ele perder o mandato, seriam necessários nove votos, mas não foi possível. Votaram a favor da cassação os vereadores Glei Pacheco (PDT), Cristiano Rodrigues (PP), Junior Guma (PTB), Márcio Valles (PTB), Catarina Vasconcelos (PPS), Leonardo Vargas - Nico (PTB), Elisandro Paz - Piruca (PP) e Rogério Azevedo (PTB). Votaram contra os vereadores Álvaro Gonçalves (PRB), Jair Mendes (MDB), Rogério Ustra (MDB), Gilson Alves - Padeiro (PDT) e Maria Eugênia (PDT).
Em entrevista exclusiva ao site Caderno7 após a sessão, Jair declarou agora estar aliviado e poder trabalhar de forma livre pela comunidade rosariense. "Tentaram nos impedir de trabalhar, fizemos de acordo com nossa consciência e dentro da lei, não desviamos nem cometemos crime ao ajudar uma escola com suas necessidades, que estavam sem merenda e passando dificuldades. A justiça foi feita, agora poderemos trabalhar fortemente pela comunidade rosariense, fazendo política sempre de forma correta", frisou.
A absolvição do vereador repercutiu na comunidade, onde muitos apoiaram sua atitude e condenaram as tentativas de cassação vindas dos próprios colegas. Jair desponta inclusive como um grande nome para a próxima eleição na Terra das Areias Brancas.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 18/06/2019 17h45
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com