 |
Na manhã desta sexta-feira, o comandante do 9º RCB, Tenente-Coronel Rosito, falou sobre a Operação Acolhida, que a unidade participará a partir de julho em Roraima para recepção e acolhimento aos refugiados venezuelanos |
Uma das unidades mais prestigiadas do Exército participará de mais uma missão internacional, desta vez com objetivo humanitário e em paz. O 9º Regimento de Cavalaria Blindado apresentou na manhã desta sexta-feira (14) para a imprensa local, os detalhes da sua participação na "Operação Acolhida", que será uma força-tarefa envolvendo agentes de segurança e Forças Armadas para receber os refugiados venezuelanos que chegam diariamente ao Brasil via Roraima.
 |
Rosito explicou como funcionará a operação para receber e dar um tratamento digno aos venezuelanos que fugiram de seu país devido à crise política e econômica |
 |
Ele salientou que há em torno de 4 mil venezuelanos que estão morando nas ruas em Roraima |
O comandante da unidade, Tenente-Coronel Rocco Figueiró Rosito, que também participará da Operação a partir de julho, apresentou como será a operação, que acolherá os refugiados venezuelanos que estão em Boa Vista e Pacaraima. De São Gabriel, 80 militares farão parte do Contingente Encouraçado, que terá 550 militares ao todo - além de militares das cidades de Bagé, Dom Pedrito, Santana do Livramento, Jaguarão e Santa Maria.
Rosito explicou que a missão para este contingente durará quatro meses - o último embarque é em 1º de agosto e o final da missão está previsto para 29 de novembro. "Esta missão de caráter humanitário terá por objetivo recepcionar os venezuelanos, dando todo o suporte de transporte, alimentação e saúde, ordenando a Fronteira, abrigando-os e interiorizando (levando-os para outras regiões do País) os refugiados que chegarem por Roraima", salientando que estão sendo selecionados voluntários para esta missão, mas com preferência para militares mais experientes.
 |
Integrantes da imprensa conheceram os detalhes da operação que terá seu início na segunda-feira, 17 de junho |
Quatro tropas comporão o Encouraçado e além do 9º RCB, o 6º RCB de Alegrete fará parte do contingente. O 9º ficará em Boa Vista, junto a uma das bases da operação, que tem ainda bases em Pacaraima e Manaus no Amazonas, onde os venezuelanos já chegam. Além dos militares do 9º RCB, mais 8 do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (estes que estarão em missão de Engenharia) e dois da 13ª Companhia de Comunicações Mecanizada farão parte da missão.
O início dos preparativos para a Operação acontecerá na próxima segunda-feira, às 14 horas, em solenidade que terá a presença do comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General Carlos Augusto Ramires Teixeira.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/09/2019 16h14
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com