14 maio 2019

Em busca do ENART, "Os Carreteiros" resgatam Talco Cardoso em tema anual

(foto divulgação)
A Invernada Adulta "Os Carreteiros", que agora integra o CTG Caiboaté, está na luta para buscar mais uma vez classificação para a final do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (ENART), que acontece em Santa Cruz do Sul em novembro. Para buscar a classificação, o tema já está pronto e será lançado oficialmente em 1º de junho, sexta-feira, às 21h. A invernada falará em seu tema de um dos mais conhecidos justiceiros, uma espécie de "Robin Hood" do Pampa, Tarquino Cardoso, ou "Talco Cardoso", que viveu na primeira metade do Século XX.



A pré-estreia do tema "Talco Cardoso e os Matreiros" já está rodando nas redes sociais com um vídeo de apresentação. O evento tem ingressos no valor de 20 reais e terá jantar com churrasco e acompanhamentos e logo após, baile com o grupo Masquetal.

O grupo tem como instrutores Rafael Machado e Tayara Carús, coreografia de Gilmar Caetano Rocha e Gabriel Paez e a música a cargo de Jadson Aquino e Edu Nogueira. Ingressos à venda no CTG e com os integrantes.

Quem foi?
Nascido em 1916, Tarquino Cardoso ou "Talco" (foto), é considerado o maior bandoleiro que São Gabriel já teve. Foi considerado um dos mais temidos que andava entre Rosário do Sul e Uruguaiana, com roubos de gado junto de seu bando, chamado de "Matreiros" e ajudava os mais necessitados.

Era odiado pelos estancieiros da época, temido por policiais e adorado pelas populações mais pobres, especialmente as ribeirinhas. Na sua vestimenta, usava sempre um lenço de pescoço, parecia de seda em xadrez azul e branco.

Liderava os "matreiros", que eram os homens campeiros mais valentes, rebelados contra a justiça e a lei. "Talco" e os "matreiros" não eram criminosos comuns, não aceitavam as regras impostas pela sociedade da época nem a imposição do modernismo e da evolução.


O grupo de Talco também era contratado por estancieiros em troca de serviços. Acabou morto pelas costas por Jorge Locatelli, companheiro nas ações de roubo de gado, em 1955 e virou lenda.

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/05/2019 09h17
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.