![]() |
(foto divulgação) |
A pré-estreia do tema "Talco Cardoso e os Matreiros" já está rodando nas redes sociais com um vídeo de apresentação. O evento tem ingressos no valor de 20 reais e terá jantar com churrasco e acompanhamentos e logo após, baile com o grupo Masquetal.
O grupo tem como instrutores Rafael Machado e Tayara Carús, coreografia de Gilmar Caetano Rocha e Gabriel Paez e a música a cargo de Jadson Aquino e Edu Nogueira. Ingressos à venda no CTG e com os integrantes.
Quem foi?
Nascido em 1916, Tarquino Cardoso ou "Talco" (foto), é considerado o maior bandoleiro que São Gabriel já teve. Foi considerado um dos mais temidos que andava entre Rosário do Sul e Uruguaiana, com roubos de gado junto de seu bando, chamado de "Matreiros" e ajudava os mais necessitados.
Era odiado pelos estancieiros da época, temido por policiais e adorado pelas populações mais pobres, especialmente as ribeirinhas. Na sua vestimenta, usava sempre um lenço de pescoço, parecia de seda em xadrez azul e branco.
Liderava os "matreiros", que eram os homens campeiros mais valentes, rebelados contra a justiça e a lei. "Talco" e os "matreiros" não eram criminosos comuns, não aceitavam as regras impostas pela sociedade da época nem a imposição do modernismo e da evolução.
O grupo de Talco também era contratado por estancieiros em troca de serviços. Acabou morto pelas costas por Jorge Locatelli, companheiro nas ações de roubo de gado, em 1955 e virou lenda.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 14/05/2019 09h17
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com