14 abril 2019

Santa Casa de Caridade de São Gabriel completa 164 anos nesta segunda-feira

Santa Casa de São Gabriel completa nesta segunda-feira, 164 anos de fundação à frente de seu tempo
Nesta segunda-feira, 15 de abril, uma das instituições mais conceituadas em saúde na região e no Estado completa mais um aniversário na Terra dos Marechais. Fundada nove anos depois da emancipação político-administrativa de São Gabriel, a Irmandade da Santa Casa de Caridade completa nesta segunda-feira 164 anos de bons serviços prestados à comunidade gabrielense e regional.



Essa história começou em 15 de abril de 1855, quando a instituição surgiu por meio do encontro de ideais para que a comunidade tivesse um atendimento humanitário de saúde. Assim, Jonathas Abbott, Julião Antônio Garcia, Francisco Dias Ramos, Antônio Arranca Pedras e outros, se reuniram para criar a Santa Casa. Neste dia, foi lançada a pedra fundamental do prédio que viria a ser o hospital, em terreno de Francisco Rodrigues Dias Ramos. Seu primeiro Provedor foi Julião Antônio Garcia e assm, começava a história da "Santa Casa Feita de Amor", como denominou o historiador Osório Santana Figueiredo.

Seu maior passo foi dado em 2008, quando o novo Centro Clínico foi inaugurado, constituindo um novo PA 24 Horas, amplo e moderno. A Santa Casa tem como Provedor na atualidade, o empresário Luiz Carlos Venturini Dotto, além de extensa equipe de colaboradores, entre o administrativo, médicos, enfermeiros, técnicos que apesar das dificuldades na saúde atual, fazem com que a instituição se sobressaia neste panorama.


Atualmente, o hospital conta com 65 médicos em 26 especialidades, além de um quadro com 577 funcionários. Além do Provedor, os Vices são Cilon Lopes Siqueira e Cícero Mesquita de Carvalho, e as direções clínica e técnica estão a cargo dos médicos Kátia Raposo e Guilherme de Oliveira, respectivamente. Parabéns!

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 14/04/2019 17h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.