Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

26 abril 2019

Investigação encontra agrotóxicos na água bruta em vários municípios do País, entre eles São Gabriel

Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que entre 2014 e 2017, água bruta dos rios que banham São Gabriel tem presença de 27 tipos de agrotóxicos em sua composição. São Gabriel Saneamento respondeu que estes são barrados no tratamento de água (foto arquivo C7)
Uma investigação feita pela Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água Para Consumo Humano (Sisagua), vinculado ao Ministério da Saúde, detalha que entre os anos de 2014 e 2017, vários municípios do País tiveram detecção positiva para a presença de agrotóxicos na chamada "água bruta", que existe em rios e fontes de captação, sem tratamento. São Gabriel foi uma das cidades citadas no estudo, com alta presença da substância atrazina, entre outras. A São Gabriel Saneamento respondeu dizendo que isso é na água sem tratamento, ou seja, que não passa pelas estações antes de ser distribuída ao consumidor.

As informações, divulgadas neste mês, foram investigadas pelos órgãos de comunicação Repórter Brasil, Agência Pública e organização suíça Public Eye, que detalham que 14 municípios gaúchos tiveram detecção positiva acima do permitido por lei de substâncias químicas potencialmente perigosas à saúde, que estão presentes na água que os moradores consomem. No caso de São Gabriel, foram detectados 27 agrotóxicos na água que existe em rios e córregos, como a atrazina, alaclor, glifosato, carbofurano, entre outros.

Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país. A questão gerou preocupação na comunidade após a veiculação da notícia.

O que diz a São Gabriel Saneamento?
A São Gabriel Saneamento emitiu um comunicado em relação ao veiculado pela RBS TV na noite de quinta-feira. A empresa diz que a questão se refere a água bruta, que é a água dos rios sem tratamento algum e que vem investindo constantemente para que a água distribuída aos gabrielenses seja tratada ao máximo antes de sua distribuição para a comunidade e residências, além do quê as informações estão à disposição de quem quiser requisitá-las.

"Vale ressaltar que a água tratada e distribuída em São Gabriel atende a todos os parâmetros e respectivos valores máximos permitidos para cada composto estabelecidos na Portaria 320/2014 da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul. Sendo esta portaria mais ampla e restritiva que a legislação federal. Dessa forma, reforçamos a potabilidade da nossa água e garantimos que nossos clientes podem bebe-lá sem nenhuma restrição". A empresa ainda informou que os exames são repassados à Agência Reguladora de São Gabriel (AGESG) e a Vigilância Sanitária do Município, que atestam a qualidade e o consumo seguro da água tratada.


Nos últimos anos, a empresa investiu mais de R$ 20 milhões na melhoria das tubulações, modernização das instalações e aprimoramento do sistema, que se apresenta muito melhor do que antigamente. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações da Agência Pública 
Data: 26/04/2019 12h46
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.