02 abril 2019

Com o nome de Paulo Forgiarini, novo CAPS é inaugurado

Inauguração do novo CAPS aconteceu na manhã desta terça-feira, onde o Centro leva o nome do seu criador, o saudoso médico Paulo Forgiarini
Na manhã desta terça-feira, 2 de abril, dentro das comemorações dos 173 anos de São Gabriel, a Prefeitura Municipal inagurou o novo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS, que está funcionando na Avendia Francisco Hermenegildo, 1663, onde foi o antigo bazar "O Cafona". A cerimônia foi marcada pela emoção, com a denominação do Centro com o nome do saudoso médico e ex-secretário da Saúde, Paulo Fernando Forgiarini, que criou o serviço em 2000.

A solenidade teve a presença do prefeito Rossano Gonçalves, secretário da Saúde Ricardo Coirolo, a coordenadora do CAPS Carmem Silvia Barbosa Machado, a coordenadora regional de Saúde Mental da 10ª Coordenadoria Regional de Saúdem Laura Maria Basso, e representando o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas), Inocêncio Cunha Fernandez Gonçalves.

Prédio, que pode abrigar outros serviços da Secretaria da Saúde futuramente, fica na Avenida Francisco Hermenegildo, onde por muitos anos foi o Bazar O Cafona, teve investimento de 70 mil reais 

Secretário da Saúde, Ricardo Coirolo, destacou importância de se investir na saúde em São Gabriel e se emocionou ao lembrar do serviço prestado pelo colega Forgiarini

Em nome da família, Matheus Forgiarini agradeceu a homenagem e lembrou a dedicação na profissão

Rossano destacou a colaboração de Forgiarini para a construção da estrutura de saúde em São Gabriel
A viúva do homenageado, Maria Elizabeth Gonçalves Forgiarini, e os filhos Matheus, Danielli e Betielli, prestigiaram o ato, também representando o filho Thomaz. “Tenho certeza que onde estiver, meu pai está muito feliz, porque quem o conheceu sabe que ele servia à Saúde Pública por amor à cidade e às pessoas, e a Saúde sempre foi sua causa, mesmo quando sua própria saúde já não lhe dava condições”, afirmou.

Placa inaugural foi descerrada por autoridades e familiares do homenageado

Após a inauguração, os presentes conheceram o novo CAPS e sua estrutura ampla



Dependências são espaçosas e amplas, permitindo um trabalho de qualidade das equipes
O Prefeito Rossano Gonçalves destacou a colaboração de Forgiarini para a saúde de São Gabriel, criando vários serviços que beneficiaram a comunidade.  “Nada mais justo que designar esse espaço com o nome do Forgiarini, alguém que muito se empenhou para que o CAPS existisse, percebendo desde cedo a importância central que o a saúde mental teria na gestão de saúde dos municípios”, ressaltou. O serviço ficou por 18 anos alojado no Casarão, que pertence a Associação dos Moradores do Bairro Três de Outubro.

O prédio, de amplo e moderno espaço, teve um investimento de 70 mil reais, fruto de emenda do deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas), mais 22 mil em recursos próprios. Segundo o secretário Ricardo Coirolo, o CAPS é um serviço da rede municipal de Saúde destinado a atender pessoas com transtornos mentais, com consultas psiquiátricas, psicológicas, atendimentos de enfermagem, serviço social e terapia ocupacional.

“Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde, pelas equipes da Estratégia Saúde da Família”, esclarece. Atualmente, o CAPS atende 1096 pacientes regularmente, e possui 7500 pacientes cadastrados desde sua fundação, além de 77 crianças em atendimento psiquiátrico e 10 pacientes que vão ao CAPS, tomam café, participam de oficinas, almoçam e são dispensados por volta de 14 horas.

Sobre o homenageado
Paulo Fernando Forgiarini nasceu em Catuípe, em 29 de abril de 1958, e se estabeleceu em São Gabriel. Médico especialista em clínica geral e obstetrícia, Forgiarini foi por muitos anos presidente da Associação Médica de São Gabriel. Foi secretário da Saúde do Município nas três primeiras gestões do atual prefeito Rossano Gonçalves: 97 a 2000, 2000 a 2004, 2008 a 2012. Como titular da pasta, criou diversas UBS’s, implantou o SAMU, o CAPS, e o Pronto Atendimento 24 horas, criando o primeiro modelo de parceria entre a Prefeitura e a Santa Casa de Caridade. No ano 2000, recebeu da Câmara Municipal o título de Cidadão Gabrielense. Foi candidato a prefeito em 2004, obtendo 15.460 votos. Faleceu em 5 de setembro de 2018.

Confira a transmissão da inauguração feita pelo site Caderno7:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 02/04/2019 18h32
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.