![]() |
Problema que surgiu no Youtube faz personagem Momo surgir e induzir crianças a atentar contra a própria vida. Para não incentivar este tipo de coisa, não mostraremos imagens (foto reprodução Youtube) |
A personagem, criada a partir de uma escultura de um artista plástico japonês, tem olhos esbugalhados, pele pálida e sorriso sinistro e ficou conhecida depois que um vídeo chamado “Desafio Momo” viralizou na internet no ano passado. Esse desafio envolvia roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio e extorsão. O que se relata atualmente é que nestes vídeos, a tal Momo induz as crianças a fazer práticas contra a própria vida, como se cortar, por exemplo.
Várias leitoras do site confirmaram que seus filhos viram os vídeos, inclusive em Youtubers que tiveram vídeos hackeados. "Eles viram, inclusive nos vídeos do Lucas Neto! Ele tirou do ar os vídeos que foram duplicados pelos hackers", disse uma leitora. "Minha filha relatou de ter visto no vídeo do Lucas Neto... Que o vídeo era muito assustador que o patinete andava sozinho e que do nada Momo apareceu sentada na sala olhando eles", relata outra leitora.
Na tarde desta segunda-feira, 18 de março, o Ministério Público da Bahia notificou o Google e o Whatsapp para que retirem das redes sociais qualquer conteúdo que exiba a imagem de "Momo". Aos pais, tomem cuidado com o que seus filhos estiverem vendo na internet ou nos celulares e procure se aproximar mais dos seus filhos. Se possível, denuncie os vídeos por meio das opções da plataforma - sempre tem um item de "denunciar conteúdo" disponível nas opções. Fica o alerta.
Reportagem: Marcelo Ribeiro
Data: 18/03/2019 18h39
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564
E-mail: blogcadernosete@gmail.com
jornalismo@caderno7.com