Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

23 março 2019

Caminhoneiros podem estar se mobilizando para nova paralisação

Em 2018, paralisação dos caminhoneiros parou o país e também ocorreu em São Gabriel. Governo monitora movimentos para tentar evitar nova paralisação (foto arquivo C7)
Uma notícia veiculada neste final de semana já chama a atenção dos brasileiros. O Governo Federal acompanha atentamente as primeiras movimentações de caminhoneiros do País, que ameaçavam dar início a uma nova paralisação, que já está sendo falada em grupos de Whatsapp e poderia acontecer em 30 de março.



A classe entende que os principais compromissos assumidos pelo governo Michel Temer no ano passado não estariam sendo cumpridos. As movimentações estão sendo acompanhadas de perto pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que tem por missão se antecipar aos fatos para evitar problemas para o Governo. As investigações apontam que se teve início de articulações para uma nova paralisação em 30 de março. O Governo quer evitar a todo custo que qualquer paralisação aconteça e nem imagina de longe que possa enfrentar o mesmo problema que paralisou o País em 2018.

O Governo tem primeiras informações de que o movimento não tem a mesma força do ano passado, mas há temor do seu fortalecimento e que chegue ao potencial explosivo da última greve. No Palácio, o objetivo é ser mais ágil e efetivo, sem deixar a situação sair de controle. Na semana passada, Wallace Landim, o Chorão, presidente das associações Abrava e BrasCoop, que representam a classe de caminhoneiros, teve reunião com o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Chorão também teve encontro com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e, na sexta-feira, 22, se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Segundo Landim, os ministros disseram que, até a próxima semana, o próprio presidente Jair Bolsonaro deve se manifestar sobre os pedidos dos caminhoneiros. Na pauta de reivindicações da classe estão três pleitos. O primeiro pedido diz respeito ao piso mínimo da tabela de frete. Os caminhoneiros reclamam que as empresas têm descumprido o pagamento do valor mínimo e cobram uma fiscalização mais ostensiva da ANTT. A agência, segundo Landim, prometeu mais ações e declarou que já fez mais de 400 autuações contra empresas.

O segundo item da pauta é o preço do óleo diesel. Os caminhoneiros querem que o governo estabeleça algum mecanismo para que o aumento dos combustíveis, que se baseia em dólar, seja feito só uma vez por mês, e não mais diariamente. Wallace Landim afirma que não é a favor de uma paralisação no próximo dia 30, porque acredita que o governo tem buscado soluções, mas diz que “o tempo é curto” e as mudanças estão demorando. “Não acredito que deva ocorrer greve no dia 30, mas paralisações não estão descartadas. Estamos conversando.”

Por meio de nota, o Ministério de Infraestrutura declarou que, no Fórum dos Transportadores Rodoviários de Cargas realizado na sexta-feira, esteve reunido com lideranças do setor e ouviu as demandas. O governo confirmou que tratou do piso mínimo, pontos de paradas e descanso e o preço do óleo diesel.

Em 2018, os caminhoneiros paralisaram durante praticamente dez dias. Em São Gabriel, o movimento se concentrou no trevo do Gauchão e teve apoio da comunidade gabrielense. Por outro lado, teve desabastecimento em vários setores, como forma de pressionar o governo para reduzir o preço do óleo diesel. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro, com informações do Estadão 
Data: 23/03/2019 10h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.