05 fevereiro 2019

VAC-4 tem garantia para mais 75 anos e não oferece riscos em cheias, afirma engenheiro

Barragem VAC-4 não oferece riscos em cheias e tem estrutura resistente para mais 75 anos, afirmou engenheiro da Conságua durante vistoria de vereadores e imprensa na tarde desta terça-feira, 5 de fevereiro
Na tarde desta terça-feira, 5 de fevereiro, a Câmara de Vereadores de São Gabriel organizou uma comitiva com a imprensa para vistoriar junto com representantes da empresa Conságua, a barragem VAC-4, localizada no distrito de Vacacaí e que abastece o município. A visitação, supervisionada e orientada pelo engenheiro Jorge Vidal, teve por objetivo mostrar as condições atuais e o funcionamento da barragem.



Presidente do Legislativo, vereadores e assessores, junto com a imprensa, acompanharam esclarecimentos de Jorge Vidal

Dos vereadores, além de Adão Santana, André Focaccia esteve presente
A preocupação com a situação das barragens, evidente com a tragédia de Brumadinho, também motivou esta vistoria. O Presidente do Poder Legislativo, Adão Santana (PTB), o vereador André Focaccia (PSD), assessores parlamentares de demais vereadores e profissionais da imprensa estiveram acompanhando as explicações de Vidal, que informou que a barragem atualmente comporta um volume de 22 milhões de metros cúbicos de água, mas que não representa perigo em cheias e que tem garantia para mais 75 anos - 100 na verdade, mas já se passaram 25 desde que a barragem foi construída no município.


Barragem tem capacidade de 22 milhões de metros cúbicos de água e abastece São Gabriel, está próximo dos níveis normais
Jorge explicou aos presentes o funcionamento da barragem e a situação quando ocorrem as cheias, que não foram as maiores já registradas, apesar do grande volume de água e que em breve, o nível das águas deverá retornar ao normal, ainda mais com a irrigação das lavouras. Mas ele alertou que o município deverá ter um plano emergencial para futuras situações. A Prefeitura também tinha solicitado documentação à Agência Reguladora de Serviços Delegados de São Gabriel (AGESG) e a própria Conságua. Os presentes também conferiram mais de perto o funcionamento da barragem, a maior do município. 

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 05/02/2019 21h57
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui, mas deixamos claro uma coisa. Não vamos tolerar bandalheiras e bagunça no blog, por que somos favoráveis ao debate, mas com respeito e educação:
- Identifique-se na hora de postar o comentário;
- Ofensas e xingamentos contra outras pessoas ou à direção do blog, não serão tolerados, além de ser passíveis de ações judiciais, com identificação dos responsáveis;
- Ao escrever, pense que o blog é seu. E que você pode ser acionado judicialmente pelos comentários;
- Não "ponha palavras" na boca dos outros, por que não vai passar;
- Quer deixar endereços web, use o cadastro na hora de comentar;
- CAIXA ALTA, erros de português ou outros semelhantes, nem pensar! Aqui não é local de gente que não está preparada para dar opinião, muito menos bagunceiros ou arruaceiros.
- O comentário tem que ser relacionado a postagem, do contrário, não será considerado.
- Denúncias de qualquer natureza, tem que ser feitas diretamente às autoridades, com a Brigada Militar pelo 190 e a Polícia Civil pelo 3232-6166.