Desfrute de um espetinho gostoso na Mas Bah Tchê Churrasquinho Gourmet em São Gabriel!

Táxi Cristiano 24h - Sua opção de transporte pessoal em São Gabriel

Conforto que cabe no bolso - Íbis Budget Porto Alegre

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Sua formação não pode esperar - Ingresse na Urcamp!

Cotribá - Cooperativismo para a produtividade em São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Vem para a Unopar em São Gabriel!

Danilo Pires Assistência Técnica agora é Good Place, com o melhor em Apple

Curso Sargento Anderson - campeão de aprovações em São Gabriel e região

anúncio prefeitura sg dengue

Super Engenho São Gabriel - Mais qualidade para sua família

Foco no Futuro com a Urcamp - inscrições para o vestibular de verão abertas!

São Gabriel Saneamento - o melhor está por vir, acredite

Estarmed Assistencial - Um plano de saúde gabrielense para os gabrielenses

Urbano Alimentos - colaborando para o crescimento de São Gabriel e região

Aproveite a Temporada Verão 2024 Peruzzo!

Conheça todos os benefícios do Seguro de Vida Sicredi Essência!

Drª Sandra Regina Marçolla Weber - na VidaMed

Gráfica F1 - Comunicação Visual e Gráfica Offset com qualidade e bom preço!

21 fevereiro 2019

Exército comemora os 74 anos da tomada de Monte Castelo

Formatura militar alusiva ao dia da tomada de Monte Castelo aconteceu nesta quinta-feira, em frente ao Museu Gaúcho da FEB
Nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemorou os 74 anos de um dos momentos mais importantes da II Guerra Mundial, com a tomada de Monte Castelo (Itália) das forças do Eixo, realizada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB). A data foi lembrada em São Gabriel pela Guarnição Federal em uma formatura realizada em frente ao Museu Gaúcho da FEB, na Praça Carlos Pereira (antiga Viação Férrea).


Solenidade contou com a presença das três unidades militares e do Colégio Tiradentes de São Gabriel
A solenidade, organizada pelo 9º Regimento de Cavalaria Blindado, teve a presença das três unidades militares e de alunos do Colégio Tiradentes, que ladearam o busto do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, que foi o comandante da FEB no confronto. Foi dado um toque de silêncio em memória aos combatentes falecidos.

O comandante da Guarnição e do 6º Batalhão de Engenharia e Combate, Tenente-Coronel José Bráulio Terceiro, salientou a importância da participação brasileira no conflito e também para a manutenção da paz e ordem mundial, assim como a memória dos combatentes que lá atuaram. Participaram da solenidade os comandantes do 9º RCB, Ten. Cel. Rocco Figueiró Rosito, da 13ª Cia Com Mec, Capitão Eduardo Bordignon Lucchini; o Chefe de Gabinete Rafael Gonçalves; os curadores dos Museus da FEB e Nossa Senhora do Bom Fim, Moisés Ferraz e José Fernando dos Santos; o Diretor de Esportes, Rogério Porto; e sócios da Associação dos Militares da Reserva de São Gabriel (ASMIR-SG), entre demais convidados.

Autoridades civis e militares estiveram presentes ao evento militar

As forças que tiveram esta campanha na Itália durante a II Guerra foram representadas na figura de Mascarenhas de Moraes, eternizado em busto

Ten. Cel. Bráulio lembrou da importância da campanha brasileira na Itália para o futuro da paz mundial
Breve histórico
A tomada de Monte Castelo (Itália), ocorrida na II Guerra Mundial e que deu início a rendição dos alemães, teve início em 24 de novembro de 1944, realizada pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), comandadas pelo Marechal João Baptista Mascarenhas de Morais.

A data marca o começo da ofensiva na região montanhosa italiana, que estava sob controle dos alemães. O principal obstáculo foram as baixas temperaturas, que chegavam a 15 graus abaixo de zero. O Brasil teve o apoio das forças americanas, mas não foi fácil devido a resistência das forças alemãs. Foi preciso várias tentativas para quebrar esta barreira.

A tomada foi concluída em 21 de fevereiro de 1945, quando as tropas da FEB concluíram os ataques aos alemães. E o gabrielense Mascarenhas de Morais teve grande papel decisivo neste momento histórico, comandando as tropas e levando as estratégias a campo. O último pracinha vivo, o Tenente Alfeu Alves, faleceu em 2010, aos 89 anos.

A história de Mascarenhas foi eternizada com o Monumento ao Expedicionário, existente na Praça Dr. Fernando Abbott, bem como no Museu Gaúcho da FEB, situado na antiga Estação Férrea, na Praça Carlos Pereira, com as lembranças deste triste conflito.

Confira como foi a solenidade em vídeo:



Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 21/02/2019 20h56
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Com jeito, tudo pode ser dito das mais variadas formas. Solicitamos: leia a matéria antes de comentar. Colabore conosco para a difusão de ideias e pontos de vista em nível civilizado.