Caderno7 - O site de notícias da Metade Sul: Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada visita o Museu da FEB

Colégio Perpétuo Socorro, 110 anos de história a serviço da educação

Papelaria Saldanha agora em novo endereço

Vem aí a CVC em São Gabriel, a partir de 3 de junho

Inaugura nesta quinta em São Gabriel Lojão dos 10 Reais

Prestigie o Jantar De Mãos Dadas, da Despertar e Voluntárias do Lar São João

Inscreva-se para o Vestibular de Inverno da Urcamp - aproveite as oportunidades

More com conforto no Hotel Obino de São Gabriel. Saiba mais!

Conheça a Use Odontologia, agora em São Gabriel

Faça sua Pós-Graduação na Unopar

Jogue Limpo com a sua Cidade - Prefeitura de São Gabriel

Conheça a página da Cauzzo São Gabriel no Facebook

Sicredi Pampa Gaúcho - Juntos geramos desenvolvimento para todos

Dra. Namiriane Müller Leal - Cirurgiã-dentista

Dra. Marcele Camponogara - Odontologia e Estética

Participe das aulas de musicalização com as Tolerantes

Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada visita o Museu da FEB

General Ramires, comandante da 3ª Bda C Mec, visitou instalações do Museu da FEB nesta terça-feira, 12 de fevereiro
Na tarde desta terça-feira, 12 de fevereiro, o Museu Gaúcho da Força Expedicionária Brasileira - FEB recebeu uma visita ilustre. O Comandante da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, foi recepcionado pela Secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Juliana Medeiros, o curador do Museu, Moisés Ferraz, e o professor José Fernando dos Santos, curador do Museu Nossa Senhora Rosário do Bom Fim.



Ramires foi recebido pela Secretária Juliana Medeiros e os curadores dos Museus, Moisés Ferraz e José Fernando dos Santos

Oficial se impressionou com o acervo do Museu que conta a história da participação brasileira na II Guerra Mundial, na década de 40
O General, juntamente com os comandantes das unidades militares da Guarnição Federal de São Gabriel e oficiais da Brigada, visitou as instalações do Museu, que foi reaberto em 2018 após período de reformas e recuperação do prédio, que abrigou anteriormente a Estação Férrea do município.

Ramires declarou ter ficado emocionado por ter conhecido uma das partes mais gloriosas da história do Exército Brasileiro, que participou da II Guerra Mundial por meio da FEB. Ele afirmou que o acervo pela sua raridade, é de valor inestimável e caro para o Exército, inclusive sugerindo a busca de recursos que auxiliem sua manutenção.

Museu foi reaberto em 2018 e teve seu acervo restaurado
O museu funciona de terça a sábado, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Para agendamento de grupos de turistas, escolas e demais visitantes, este pode ser feito pelo fone (550 3232-5378. A entrada é franca, mas para quem quiser deixar uma colaboração financeira voluntária, está à disposição.

Estava prevista uma visitação ao Museu Igreja do Galo, mas devido ao adiantado da hora, foi adiada. Acompanharam a visitação os comandantes da Guarnição e 6º BE Cmb, Tenente-Coronel José Braúlio da Silva Terceiro; o Comandante do 9º RCB, Tenente-Coronel Rocco Figueiró Rosito; e o Comandante da 13ª Cia Com Mec, Capitão Capitão Eduardo Bordignon Lucchini.

Saiba mais
O Museu Gaúcho da FEB foi fundado em Porto Alegre em 12 de janeiro de 1978 e passou para São Gabriel a partir de 1992, quando a Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira de Porto Alegre (ANVFEB - PA) anunciou que não teria como ficar mais na capital. Em tratativas que tiveram a participação do ex-comandante do 9º RCB, Coronel Carlos Eurico Meyer de Mesquita, o Museu veio para São Gabriel por ser terra natal do Marechal João Baptista Mascarenhas de Moraes, comandante da FEB na 2ª Guerra Mundial. Ele foi recebido na gestão do ex-prefeito Eglon Meyer Corrêa e aprovado pela Câmara de Vereadores, que tinha como presidente na época, o vereador Caio Rocha (Progressistas).

Reportagem: Marcelo Ribeiro 
Data: 12/02/2019 20h00
Contato da Redação: (55) 996045197 / 991914564 
E-mail: blogcadernosete@gmail.com 
jornalismo@caderno7.com
Comentário(s)
0 Comentário(s)

Nenhum comentário: